Valtteri Bottas conseguiu a segunda vitória da sua carreira e em nove corridas que fez com a Mercedes, ao terminar na frente um emotivo duelo final com Sebastian Vettel, no G.P. da Áustria. Foi a forma do finlandês de ajudar Lewis Hamilton na luta pelo título, tirando pontos ao alemão, limitando os danos para o britânico que ainda subiu até 4.º, estando agora a 20 pontos de Vettel no Mundial de Pilotos.
Com duas vitórias em nove corridas, Bottas até entrou na corrida pelo título, afinal está apenas a 15 pontos de Hamilton e a 35 de Vettel. Mais que isso, está a retirar argumentos a quem discute quem estará ao lado de Hamilton na Mercedes em 2018… Começa a ser óbvio, em especial ao ver a forma firme e tranquila como se defendeu de Vettel com um carro em dificuldades e pelos elogios que a sua equipa lhe dedica…
Verstappen teve um péssimo arranque – "Tive uma falha na embraiagem, o carro parou e depois, na subida para a curva 1, já não o sentia muito bem" – e caiu para o meio do pelotão . Onde se criou a "tempestade perfeita" com uma mistura de bons e maus arranques que originaram um "bolo" na primeira curva a eliminarem Verstappen e Alonso e a penalizar Kvyat por ter causado a colisão…
Na frente, Bottas abria um confortável avanço sobre Vettel, com Ricciardo a fazer uma corrida solitária, mas também a ter de antecipar a sua paragem para manter o 3.º lugar por curta distância, face ao ataque de Hamilton. Raikkonen ficara para trás, pois a Ferrari tinha outra missão para si… Bottas conseguiu a proeza de fazer os seus ultramacios já usados durarem 41 voltas (Hamilton nem andou lá perto com supermacios novos!) e, quando saiu da "box", tinha o finlandês à sua frente a tentar atrasá-lo para que Vettel lhe ganhasse tempo.
As últimas voltas salvaram, no fundo, uma corrida que tinha sido pouco emotiva, com Vettel a atacar a liderança de Bottas e a fazer tudo para lhe roubar a vitória, aproveitando-se da degradação elevada dos pneus do Mercedes, enquanto Hamilton fazia o mesmo a Ricciardo, todos já na zona do DRS! Hamilton chegou a estar lado-a-lado com Ricciardo, mas o australiano em corrida é tremendo e defendeu bem o seu… 5.º pódio consecutivo! Bottas, por seu turno, nem chegou a ser atacado num final de corrida a… "300%" com Vettel a persegui-lo de forma feroz, mas decidido a agarrar a sua segunda vitória.
A seu lado, no pódio, Vettel sorria enquanto dizia: "Como se pode estar satisfeito quando se fica a meio segundo do vencedor?!". O alemão insistia que Bottas tinha "queimado" a partida ("perguntem ao Daniel") e achava que tinha passado muito perto da vitória: "Foi por muito pouco… Na primeira parte lutei muito com o carro e só quando montei os pneus supermacios voltou a ficar competitivo e consegui recuperar tempo. Mais uma volta e tinha conseguido porque o Valtteri estava em grandes dificuldades com os pneus…".
Apesar de ter subido de 8.º até 4.º, Hamilton mostrava-se um bocado em baixo, aliás como esteve todo o fim-de-semana em que não se mostrou à altura daquele piloto que sempre usou as adversidades – episódio de Baku mais a penalização pela troca da caixa – como um "alimento" para uma motivação extra. "Não sei se teria conseguido…", respondeu quando lhe perguntaram se teria chegado ao pódio se a corrida tivesse mais uma ou duas voltas. "Fiz o que podia fazer, foi um fim-de-semana difícil. Agora quero repousar porque vem aí a minha prova, frente às minhas gentes, onde quero dar tudo", disse, antecipando a prova de Silverstone.
Uma palavra final para a Williams que transformou a pior qualificação desde 2013 (nenhum passou do Q1) em dois lugares nos pontos… As boas partidas de Massa e Stroll, a escaparem à confusão da primeira curva e a fazerem corridas sólidas, levaram-nos aos 9.º e 10.º lugar, respectivamente, algo em que nem eles acreditariam na tarde de sábado! Classificação:
Pos | Piloto | Equipa | Tempo/Dif. | Box |
---|---|---|---|---|
1 | Valtteri Bottas | Mercedes | 1.21.48,523 h | 2 |
2 | Sebastian Vettel | Ferrari | a 0,658 s | 2 |
3 | Daniel Ricciardo | Red Bull | a 6,012 s | 2 |
4 | Lewis Hamilton | Mercedes | a 7,430 s | 2 |
5 | Kimi Räikkönen | Ferrari | a 20,370 s | 2 |
6 | Romain Grosjean | Haas | a 1.13,160 m | 2 |
7 | Sergio Pérez | Force India | a 1 volta | 2 |
8 | Esteban Ocon | Force India | a 1 volta | 2 |
9 | Felipe Massa | Williams | a 1 volta | 2 |
10 | Lance Stroll | Williams | a 1 volta | 2 |
11 | Jolyon Palmer | Renault | a 1 volta | 2 |
12 | Stoffel Vandoorne | McLaren | a 1 volta | 3 |
13 | Nico Hülkenberg | Renault | a 1 volta | 2 |
14 | Pascal Wehrlein | Sauber | a 1 volta | 2 |
15 | Marcus Ericsson | Sauber | a 2 voltas | 2 |
16 | Daniil Kvyat | Toro Rosso | a 3 voltas | 4 |
— | Carlos Sainz | Toro Rosso | Motor | 2 |
— | Kevin Magnussen | Haas | Prob. hidráulico | 1 |
— | Fernando Alonso | McLaren | Colisão | 1 |
— | Max Verstappen | Red Bull | Colisão | 1 |
O Mundial de F1 não pára e o G.P. da Grã-Bretanha realiza-se já no próximo fim-de-semana. Em Silverstone, Lewis Hamilton costuma superar-se, tendo uma grande oportunidade para recuperar pontos a Sebastian Vettel e relançar o Mundial. Faltam duas corridas antes da pausa de Verão e o piloto da Mercedes tem estado a deixar, aos poucos, o alemão da Ferrari aumentar a sua vantagem. Hoje tem de agradecer a Bottas a diferença não ter ultrapassado a barreira psicológica dos 25 pontos, o valor de uma vitória…