
















A BMW apresentou este fim-de-semana, no E-Prix do Mónaco, o novo "safety car" da FIA Fórmula E, um i8 Roadster totalmente modificado que vai de encontro ao que já conhecíamos do modelo que substitui, o i8 Coupé Safety Car.
Pensado e desenvolvido para uma utilização em pista, a marcar o ritmo do pelotão de monologares eléctricos da Fórmula E, este i8 Roadster Safety Car conta com várias alterações visuais face ao i8 Roadster convencional. Falamos de um pára-brisas mais pequeno, uma nova asa traseira, um novo "splitter" dianteiro e uma suspensão que o deixa 15mm mais perto do solo.
O resultado é um i8 Roadster bastante mais radical do que a versão de fábrica e que não passará despercebido nos E-Prix desta temporada, até porque este é o primeiro "safety car" do mundo a contar com um "cockpit" aberto.
Além das alterações que referimos acima este BMW i8 Roadster Safety Car conta ainda com uma "roll bar" aprovada pela FIA, o obrigatório kit de luzes de sinalização, uma câmara de visão traseira e claro, os habituais sistemas de comunicação que permitem estar sempre em contacto com a direcção de corrida.
Já o o sistema propulsor híbrido deste modelo não sofreu alterações e continua a combinar um motor a gasolina de 1.5 litros de três cilindros que produz 231 cv com um propulsor eléctrico que produz o equivalente a 143 cv. O resultado de tudo isto é uma potência combinada de 374 cv.
Recorde-se que a pilotar este BMW i8 Roadster Safety Car, tal como já acontecia antes, estará o piloto português Bruno Correia, sendo que no pelotão da Fórmula E está outro português, António Félix da Costa, na equipa BMW i Andretti Motorsport.