Num ano em que se celebra a 40ª edição do Dakar, a organização desenhou um percurso que se anuncia duro, difícil e desafiante. A prova tem início em Lima, no Peru, no dia 6 de Janeiro e termina no dia 20 em Córboba, na Argentina, depois de cruzar a Bolívia onde o dia de descanso terá lugar em La Paz.
Ao fim de cinco anos o Peru regressa ao percurso do Dakar, em que carros, motos, camiões e quads terão pela frente cerca de 10 mil quilómetros nos mais difíceis terrenos do planeta. "O Peru tem desertos desafiantes com grandes dunas e vai ser um grande desafio desde início, sem tempo para aquecer", afirmou Eduard Nikolaev, o principal piloto dos camiões da Kamaz.
No Dakar é habitual que as dificuldades vão aumentando, num crescendo que desta feita não existe. A corrida é "a doer" desde o primeiro dia, pelo que não há facilidades nas seis etapas disputadas no Peru, que podem começar a fazer uma selecção de valores.
Mas também não há facilidades na Bolívia, onde três especiais serão disputadas a grande altitude, o que afecta o rendimento dos motores e provoca fadiga nos condutores, para já não falar nas dramáticas alterações de condições atmosféricas, que podem potenciar as dificuldades. Chegar a La Paz, para o dia de descanso, será o grande objectivo de toda a caravana.
O final da prova tem lugar na Argentina onde o calor e o terreno obrigam a grande atenção por parte dos concorrentes no caminho até Córdoba, onde está localizada a meta. "Esta não é uma corrida fácil para ninguém", admitiu Nasser Al-Attiyah. "Mas estamos determinados a divertir-nos ao máximo e, ao mesmo tempo, lutar pela vitória".
Em termos desportivos ao nível do carros, a Peugeot pode ser vista como a grande favorita, mas esse favoritismo não é evidente. O 3008 DKR já mostrou algumas fragilidades e a equipa não é a mais equilibrada. Loeb e Sainz são rápidos, talvez demasiado rápidos; Després é cauteloso e a experiência de Peterhansel continua a ser um trunfo, face às Pick up Toyota onde Al-Attiyah é capaz do melhor e do pior. Depois, temos os "velhos" Mini e os novos Buggy Mini, que ainda têm de provar do que são capazes...
Dakar 2018 em números
7 troços com 100% do percurso em dunas e fora de estrada
1 etapa maratona sem acesso a assistência
1 etapa maratona extra para motos e quads
5 dias a 3.000 metros de altitude, ou mais...
14 Etapas
4.500 km disputados aos cronómetro
932 km a percorrer entre San Juan de Marcona e Arequipa, no Peru, são a etapa mais longa
272 km entre Lima e Pisco, no Peru, a etapa mais curta