Pesquisa
Desporto

Eis o novo Fórmula E que não tem de parar a meio das corridas!

10:57 - 31-01-2018
  19
Eis o novo monolugar da Fórmula E que não tem de parar a meio das corridas!Eis o novo monolugar da Fórmula E que não tem de parar a meio das corridas!Eis o novo monolugar da Fórmula E que não tem de parar a meio das corridas!Eis o novo monolugar da Fórmula E que não tem de parar a meio das corridas!Eis o novo monolugar da Fórmula E que não tem de parar a meio das corridas!Eis o novo monolugar da Fórmula E que não tem de parar a meio das corridas!Eis o novo monolugar da Fórmula E que não tem de parar a meio das corridas!Eis o novo monolugar da Fórmula E que não tem de parar a meio das corridas!Eis o novo monolugar da Fórmula E que não tem de parar a meio das corridas!Eis o novo monolugar da Fórmula E que não tem de parar a meio das corridas!Eis o novo monolugar da Fórmula E que não tem de parar a meio das corridas!Eis o novo monolugar da Fórmula E que não tem de parar a meio das corridas!Eis o novo monolugar da Fórmula E que não tem de parar a meio das corridas!Eis o novo monolugar da Fórmula E que não tem de parar a meio das corridas!Eis o novo monolugar da Fórmula E que não tem de parar a meio das corridas!Eis o novo monolugar da Fórmula E que não tem de parar a meio das corridas!
Eis o novo monolugar da Fórmula E que não tem de parar a meio das corridas!Eis o novo monolugar da Fórmula E que não tem de parar a meio das corridas!Eis o novo monolugar da Fórmula E que não tem de parar a meio das corridas!Eis o novo monolugar da Fórmula E que não tem de parar a meio das corridas!Eis o novo monolugar da Fórmula E que não tem de parar a meio das corridas!Eis o novo monolugar da Fórmula E que não tem de parar a meio das corridas!Eis o novo monolugar da Fórmula E que não tem de parar a meio das corridas!Eis o novo monolugar da Fórmula E que não tem de parar a meio das corridas!Eis o novo monolugar da Fórmula E que não tem de parar a meio das corridas!Eis o novo monolugar da Fórmula E que não tem de parar a meio das corridas!Eis o novo monolugar da Fórmula E que não tem de parar a meio das corridas!Eis o novo monolugar da Fórmula E que não tem de parar a meio das corridas!Eis o novo monolugar da Fórmula E que não tem de parar a meio das corridas!Eis o novo monolugar da Fórmula E que não tem de parar a meio das corridas!Eis o novo monolugar da Fórmula E que não tem de parar a meio das corridas!Eis o novo monolugar da Fórmula E que não tem de parar a meio das corridas!
Eis o novo monolugar da Fórmula E que não tem de parar a meio das corridas!
Eis o novo monolugar da Fórmula E que não tem de parar a meio das corridas

A poucos dias da segunda corrida da quarta temporada, em Santiago do Chile, no próximo fim-de-semana, a Fórmula E revelou, por meios digitais, as primeiras imagens da revolução preparada para a quinta época, de 2018/19, aquela que todos consideram ser a do começo de uma nova era nesta competição dos monolugares eléctricos.

Conhecido, para já, apenas como o chassis Gen2, será oficialmente apresentado "em carne e osso" no salão de Genebra, no próximo dia 6 de Março, estando as equipas já "em pulgas" para o começo dos primeiros testes, o que deverá ocorrer poucas semanas depois. Este é o monolugar mais aguardado este ano pois será aquele que permitirá terminar com a troca de carros a meio das corridas de Fórmula E, um ponto que abanava, de certa forma, a sua credibilidade enquanto competição automóvel.

Eis o novo monolugar da Fórmula E que não tem de parar a meio das corridas!

O chassis voltou a ser construído pela Spark, tal como os usados desde a primeira época, mas foi concebido seguindo as indicações da FIA, o que foi a primeira vez que sucedeu. Nunca a entidade federativa tinha supervisionado a construção de um carro de competição. "Só posso dizer que estou tremendamente orgulhoso com o facto de a FIA ter estado na liderança do desenvolvimento deste carro", comentou Jean Todt, presidente da federação e grande entusiasta do campeonato dos fórmulas eléctricos.

Com uma bateria com quase o dobro da capacidade da actual e com a autonomia duplicada, face aos monolugares que este fim-de-semana correrão na capital chilena – António Félix da Costa lá estará para mais uma prova –, estes carros foram concebidos para as próximas três temporadas, podendo fazer toda a corrida sem ter de parar. Para isso contribui a nova bateria de 52 kWh desenvolvida pela McLaren Applied Technologies que passou a ser fornecedora oficial desta competição depois de, no concurso realizado, ter batido a actual fornecedora, a Williams Engineering.

Embora a Fórmula E conte já com vários grandes construtores envolvidos a nível oficial (Renault, DS, Audi, Mahindra e Jaguar), será com este carro que irá atrair marcas como BMW, Mercedes e Porsche que já anunciaram a intenção de alinhar neste campeonato. A BMW alinhará já na próxima época, sendo um dos seus pilotos oficiais o português Félix da Costa. Por sua vez, a Renault irá sair, dando lugar à Nissan.

O chassis construído pela Spark distingue-se pelas formas únicas para um monolugar, com as asas dianteira e traseira num ângulo mais oblíquo, enorme extractor traseiro, as rodas cobertas ao género dos protótipos de Le Mans e, claro, o halo de protecção do habitáculo, aqui animado com um filamento de luzes LED!

Eis o novo monolugar da Fórmula E que não tem de parar a meio das corridas

"Este carro representa o futuro da competição automóvel", disse Alejandro Agag, director da Fórmula E. "Quanto começámos a F. E o nosso objectivo era trazer uma revolução ao desporto automóvel. Esta nova geração de monolugar é essa revolução, demonstrando a contínua evolução da tecnologia das baterias. Mal posso esperar por o ver em pista!".

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.