A poucos dias da segunda corrida da quarta temporada, em Santiago do Chile, no próximo fim-de-semana, a Fórmula E revelou, por meios digitais, as primeiras imagens da revolução preparada para a quinta época, de 2018/19, aquela que todos consideram ser a do começo de uma nova era nesta competição dos monolugares eléctricos.
Conhecido, para já, apenas como o chassis Gen2, será oficialmente apresentado "em carne e osso" no salão de Genebra, no próximo dia 6 de Março, estando as equipas já "em pulgas" para o começo dos primeiros testes, o que deverá ocorrer poucas semanas depois. Este é o monolugar mais aguardado este ano pois será aquele que permitirá terminar com a troca de carros a meio das corridas de Fórmula E, um ponto que abanava, de certa forma, a sua credibilidade enquanto competição automóvel.
O chassis voltou a ser construído pela Spark, tal como os usados desde a primeira época, mas foi concebido seguindo as indicações da FIA, o que foi a primeira vez que sucedeu. Nunca a entidade federativa tinha supervisionado a construção de um carro de competição. "Só posso dizer que estou tremendamente orgulhoso com o facto de a FIA ter estado na liderança do desenvolvimento deste carro", comentou Jean Todt, presidente da federação e grande entusiasta do campeonato dos fórmulas eléctricos.
Embora a Fórmula E conte já com vários grandes construtores envolvidos a nível oficial (Renault, DS, Audi, Mahindra e Jaguar), será com este carro que irá atrair marcas como BMW, Mercedes e Porsche que já anunciaram a intenção de alinhar neste campeonato. A BMW alinhará já na próxima época, sendo um dos seus pilotos oficiais o português Félix da Costa. Por sua vez, a Renault irá sair, dando lugar à Nissan.
O chassis construído pela Spark distingue-se pelas formas únicas para um monolugar, com as asas dianteira e traseira num ângulo mais oblíquo, enorme extractor traseiro, as rodas cobertas ao género dos protótipos de Le Mans e, claro, o halo de protecção do habitáculo, aqui animado com um filamento de luzes LED!
"Este carro representa o futuro da competição automóvel", disse Alejandro Agag, director da Fórmula E. "Quanto começámos a F. E o nosso objectivo era trazer uma revolução ao desporto automóvel. Esta nova geração de monolugar é essa revolução, demonstrando a contínua evolução da tecnologia das baterias. Mal posso esperar por o ver em pista!".