A Fórmula 1 divulgou esta quinta-feira as primeiras imagens do monolugar que será usado em 2021, já com base nas mudanças de regulamento.
Um modelo à escala de 50% foi testado em segredo no túnel de vento da Sauber, na Suíça, já com as novas jantes de 18 polegadas, para que o potencial aerodinâmico fosse medido, bem como o fluxo de ar gerado.
Estes testes aerodinâmicos decorreram depois de um período de testes computacionais. De acordo com o engenheiro Nicolas Tombazis, os testes em computador permitiram descobrir que a pressão aerodinâmica sofrida por um carro quando persegue outro é consideravelmente inferior à dos monolugares actuais (redução de 45% para 5 a 10%) e os testes realizados no túnel de vento vieram confirmar esses dados. "O teste computacional estava certo. Não tivemos surpresas", disse Tombazis.
Estas alterações têm como principal objectivo aumentar e melhorar as ultrapassagens, permitindo que os carros fiquem mais próximos sem que haja perda de pressão aerodinâmica e que não tenham que recorrer a asas móveis.
Pat Symonds, director técnico da Fórmula 1, mostrou-se muito satisfeito com os resultados e com o trabalho realizado até agora: "Os resultados vão além do que eu imaginava alcançar quando nós começámos o projecto". "Com a configuração que temos neste momento, os resultados são excepcionais", disse.
As asas dianteiras actuais contam com cinco elementos mas vão passar a contar com apenas três e a ser acopladas directamente ao "bico" do monolugar. As laterais vão passar a contar com deflectores para controlar o arrasto dos pneus e a asa traseira foi totalmente redesenhada para reduzir o "drag".
As equipas estiveram envolvidas na definição das novas regras da Fórmula 1 para 2021 e Symonds elogiou o seu comportamento: "As equipas têm sido muito boas". "As equipas que tiveram recursos para participar têm trabalhado em vários projectos connosco. Estão todos totalmente informados de como tudo está a correr", acrescentou.
"Nós temos reuniões a cada alguns meses. Nós mostramos os nossos cálculos e eles levam dados para testar nos próprios modelos computacionais. Depois disso dão-nos retorno com a própria avaliação", atirou.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?