A Ford celebrou esta semana a produção do Mustang número 10 milhões, reunindo na sua unidade de produção no Michigan, nos Estados Unidos, modelos de todas as épocas deste icónico desportivo. Mas não pense que as festividades acabaram aí, é que a marca da oval azul acaba de mostrar o novo Mustang que vai correr na NASCAR.
Até agora o carro usado pela Ford nesta competição era o Fusion – que na europa se comercializa com o nome Mondeo –, mas a verdade é que do ponto de vista comercial faz muito mais sentido levar às ovais norte-americanas um modelo como o Mustang, afinal a Ford vende versões de estrada deste modelo equipadas com motores V8 e tracção traseira.
Esta mudança, apesar de surpreendente para muitos (sobretudo porque o Mustang nunca correu na categoria máxima da NASCAR), já tinha sido anunciada pela Ford no início do ano. Ainda assim, vem com algum risco. É que o Ford Fusion dominou as ovais em 2018, pelo que esta Mustang terá uma importante missão pela frente.
Tal como sempre acontece com as propostas da NASCAR, este Mustang é facilmente identificável face ao Mustang de estrada. Ainda assim, é seguro afirmar que a Ford conseguiu captar a essência de um modelo que soma já três anos seguidos como o desportivo mais vendido do mundo, com 125.809 unidades entregues em 2017.
A estreia do Ford Mustang na categoria máxima da NASCAR está marcada para o próximo dia 17 de Fevereiro de 2019, nas 500 Milhas de Daytona.