A Squadra Corse da Lamborghini está já a desenvolver o protótipo LMDh (Le Mans Daytona hybrid) com que irá para as pistas em 2024.
O foco está apontado ao Mundial FIA de Resistência, na classe Hiper Carros, e ao IMSA WeatherTech Sports Car Championship, na classe GTP.
A primeira imagem partilhada nas redes sociais é sombria quanto baste mas, mesmo assim, dá para perceber que o hiper híbrido irá herdar características estilísticas do Sián FKP 37 e do Essenza SCV12.
Embora possa não parecer tão extremo como o protótipo V12 Vision Gran Turismo, revelado em 2019, esta máquina de competição terá um visual bem agressivo, como a fotografia deixa pressupor.
Desenvolvido segundo as regras da nova classe LDMh, desconhece-se quem será o parceiro da Lamborghini na construção do híper carro
Fontes especializadas indicam, no entanto, que tudo aponta para a francesa Ligier Automotive, uma das quatro fabricantes licenciadas para construir o chassis para esta classe de competição.
Por saber ficam as características do sistema motriz mas terá de ser capaz de bater rivais tão poderosos como a Porsche, Alpine, Peugeot, BMW, Cadillac e Ferrari.
"Esta ascensão ao mais alto nível das corridas de carros desportivos é um marco importante no nosso negócio. Vamos competir contra os melhores nas provas mais exigentes, explica o presidente e director executivo da Lamborghini.
"Por um lado, dará ainda mais visibilidade ao nosso programa de desporto motorizado", prossegue Stephen Winkelmann, "mas também nos permitirá testar tecnologias futuras: os nossos protótipos LMDh irão tornar-se no nosso laboratório sobre quatro rodas mais sofisticado".
Com mais de 40 títulos conquistados desde 2015, a Lamborghini Squadra Corse tem neste hiper carro um valioso trunfo para enfrentar a concorrência em pista.
O programa LMDh será desenvolvido a par da plataforma GT, que engloba o Super Trofeo e o GT3, e que se mantém como nuclear do negócio daquela divisão.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?