A Toyota venceu a 86ª edição das 24 Horas de Le Mans, garantindo um triunfo que perseguia há muitos anos. Chegou ao êxito por mérito próprio, mas sobretudo por falta de comparência de adversários à altura.
A Gazoo Racing levou na bagagem para Le Mans o protótipo GR Super Sport, para contabilizar a imagem de uma vitória pré-anunciada com um projecto para o futuro.
"Demos vida a este projecto porque acreditámos na criação de um hiper-desportivo com o apelo do TS050 Hybrid de competição, e a nossa decisão reafirma a aposta da Toyota no campeonato", afirmou em Le Mans Shigeki Tomoyama, o presidente da Gazoo Racing.
O Super Sport vai ser uma realidade. Foi confirmado ainda antes do sucesso de Alonso/Buemi/Nakajima, que terminaram as 24 Horas com duas voltas de vantagem sobre Conway/Kobayashi/Lopes, no segundo TS050 Hybrid.
"Num futuro próximo, os nossos clientes podem sentar-se ao volante deste fantástico carro e desfrutar da sua potência incrível", acrescentou Shigeki Tomoyama. O projecto é suportado por seis anos de experiência da Gazoo no campeonato de resistência.
A unidade de potência do TS050 Hybrid de Le Mans, composta por um 2.4 V6 biturbo e dois motores eléctricos, será transferida directamente para o Super Sport, pelo que podemos esperar por uma potência a partir de 1.000 cv.
"Competir no WEC e correr nas 24 Horas de Le Mans ajuda a evoluir o nosso sistema de motorização híbrida e permite transferir o know-how para os veículos que produzimos", acrescentou Shigeki Tomoyama.
Este modelo vai contar com uma opção de estrada e outra para competição. Nas pistas, vai competir com o McLaren Senna, o Aston Martin Valkyrie e os LaFerrari, entre outros, numa nova categoria que será criada nas provas de resistência lá para 2020.