Poucas horas
depois de mostrar o novo Vantage, a Aston Martin revelou a sua versão de competição, o Vantage GTE, que será, a partir de 2018, a nova "arma" para o Mundial de Resistência e as 24 Horas de Le Mans. Apresentações quase simultâneas carregadas de simbolismo, como se fosse o finalizar de um processo em que versões de estrada e de competição foram desenvolvidas em paralelo.
Este novo Vantage GTE tem uma responsabilidade enorme, pois irá substituir um carro com uma invulgar longevidade de sucessos no desporto automóvel moderno! O anterior Vantage GTE iniciou a sua carreira nas pistas em 2008 e ainda conseguiu os títulos de equipa e pilotos em 2016 e vencer Le Mans este ano na categoria GTE Pro. E, claro, atingiu o título mundial deste ano, na classe GTE Am com o português Pedro Lamy a liderar o trio composto por Paul dalla Lana e Matthias Lauda!
Ou seja, o novo Vantage GTE não vai ter tempo de grandes desenvolvimentos em prova, é para entrar já a ganhar e logo numa altura em que a luta nos GT está mais acirrada que nunca!
"Esta é uma era dourada para os GT e este lançamento do novo Vantage GTE vai assegurar que a Aston Martin Racing continuará na frente da categoria", garantiu David King, presidente do departamento de competição.
O Vantage GTE tem o mesmo motor AMG-Mercedes do carro de estrada, um V8 biturbo de quatro litros. O carro de estrada tem 510 cv, mas a Aston Martin Racing não divulgou quaisquer detalhes quanto a valores da versão de competição. Há alterações que saltam facilmente à vista, a nível aerodinâmico e para melhor refrigeração da mecânica, com o "spoiler" dianteiro, as aberturas no "capot", a saída lateral do escape, o enorme extractor posterior e, claro, a larguíssima asa traseira.
O carro começou a ser desenvolvido em Fevereiro de 2016 e a construção da primeira unidade foi feita em Maior deste ano, pra um programa de testes que deixou os responsáveis e pilotos da equipa muito animados. Até aqui já foram feitas duas simulações de 30 horas na pista espanhola de Navarra, mais um teste de resistência na pista americana de Sebring, famosa pelo desgaste que provoca nos carros. Ao todo, já são mais de 13.000 km de testes!
"Desde o início que colaborámos de perto com os técnicos da Aston Martin, em Gaydon, para desenvolvermos os carros de estrada e de competição em paralelo", revelou o director técnico da Aston Martin Racing, Dan Sayers.
"Fizemos grandes progressos em todas as áreas do carro e usámos cada segundo para optimizar o ‘design’ até à construção do carro de testes, o que acabou por nos pagar dividendos quando fomos para a pista".
Darren Turner, que será um dos pilotos do carro na categoria GTE Pro – juntamente com Jonny Adam, Nicki Thiim, Marco Sorensen e Alex Lynn –, ficou fascinado com o que sentiu na sua estreia ao volante do novo Vantage GTE:
"Nem parecia o primeiro dia do carro… Pensei ‘uau, se já estamos a este nível e ainda só estamos no ‘shakedown’ do carro, é um começo muitíssimo positivo!". E bem precisa porque a concorrência nos GT está a aumentar, com as evoluções dos Ferrari, Porsche 911, Ford GT, Corvette e, claro, com a muito esperada estreia do
BMW M8 GTE!