É uma corrida que à generalidade dos portugueses poderá não dizer grande coisa, pois é disputada do outro lado do Atlântico, mas não deixa de ser uma das grandes clássicas da Resistência e, a próxima edição, vai merecer uma atenção muito especial: as 24 Horas de Daytona são sempre espectaculares e falta pouco mais de um mês para uma edição inédita… com quatro pilotos portugueses à partida, num plantel de luxo!
Candidatos à vitória não faltam, desde os três Cadillac aos outros DP como o Acura – a Honda nos "States" – preparado pela equipa Penske, ou o Mazda feito pela equipa do "mago" das provas de resistência, Reinhold Joest. Mas contra estes chegam uma série de carros da categoria LMP2 que costumam correr em Le Mans (enquanto os DP não o podem fazer…) e que têm andamento para também lutar pela vitória.
João Barbosa já corre no campeonato IMSA há longos anos e com enorme sucesso, gozando já de uma fama nos "States" de que em Portugal nem se faz qualquer ideia!... A ele volta a juntar-se Filipe Albuquerque que, este ano, fará a época completa, mesmo as provas mais curtas, em que só os dois portugueses guiarão o Cadillac. Nas corridas mais longas, como esta, recebem a ajuda do brasileiro Christian Fittipaldi, ou seja, houve aqui uma troca de papéis entre Albuquerque e Fittipladi. Reside nesta tripla as esperanças de um triunfo luso na grande clássica mundial da Resistência, em que João Barbosa já colocou o seu nome na lista dos notáveis que a venceram!
Para um ano em que já foi confirmado como piloto da equipa BMW para o Mundial de Resistência com o novo M8 GTE – que fará a estreia em Daytona mas entregue a outros pilotos –, Félix da Costa roda numa prova de 24 Horas no Oreca da equipa Jota/Jackie Chan, guiando juntamente com o chinês nascido na holanda Ho-Pin Tung, Alex Brundle (filho do ex-piloto de F1, Martin Brundle) e Ferdinand Habsburg.
Estas 24 Horas de Daytona de 2018 estão a criar enorme expectativa por estarem a atrair um pelotão de luxo que inclui até dois pilotos de Fórmula 1 no activo (poderão até ser três..), com destaque para Fernando Alonso! O espanhol vai estrear-se em provas de Resistência, já a
Também Lance Stroll irá participar nesta edição de Daytona, sendo colega de equipa de António Félix da Costa, no outro carro da equipa Jota/Jackie Chan. Como se vê, inúmeros motivos de interesse para agendar já umas horas no último fim-de-semana de Janeiro para seguir as provas dos portugueses em Daytona. E, esperamos todos, para terminar com os festejos de uma vitória!