Ott Tanak ofereceu a vitória do Rali da Finlândia à Toyota. Foi a segunda vitória do piloto estónio, que travou um interessante duelo com o Citroen de Mads Ostberg numa prova onde a Hyundai e Neuville perderam pontos importantes para o campeonato, sem que Sébastien Ogier tirasse grande partido da situação.
1ª ETAPA - Ott Tanak (Toyota Yaris WRC) começou o Rali da Finlância ao ataque. Foi o mais rápido na super-especial inicial e protagonizou um duelo empolgante com
Mads Ostberg (Citroën C3 WRC). O estónio liderou até à PC4 onde foi ultrapassado pelo norueguês da Citroën, mas a liderança mudou de mão logo a seguir.
Ostberg reagiu e recuperou o primeiro lugar na PC6 e manteve a posição até à PC8, altura em que problemas de pneus ditaram um ritmo menos agressivo. Tanak voltou ao primeiro lugar e terminou a etapa com 5,8 s de vantagem.
Jari-Matti Latvala (Toyota Yaris WRC) terminou o dia no 3º lugar (+23,1s) depois de ter sido o mais rápido na PC3. Craig Breen (Citroën C3 WRC) ganhou a PC8, mas tinha perdido muito tempo com um furo na PC2 e ocupava o 9º lugar.
Sébastien Ogier (Ford Fiesta WRC) foi o mais rápido na derradeira classificativa do primeiro dia e garantiu o sexto lugar da geral à frente do seu companheiro Elfyn Evans, que recebeu ordens claras da equipa para ceder a sua posição ao campeão do mundo.
Os Fiesta não mostraram um andamento capaz de poder lutar pela vitória, e a Ford/M-Sport queria maximizar a pontuação de Ogier, beneficiando do atraso dos Hyundai i20 WRC. Thierry Neuville fez um pião na fase inicial da etapa e perdeu muito tempo, ocupando o 10º posto. O mesmo aconteceu com Andreas Mikkelsen, que andou fora de estrada e terminou a etapa em 16º.
2ª ETAPA. Os Toyota Yaris WRC dominaram os oito troços cronometrados da segunda etapa. Ott Tanak marcou o ritmo e venceu as primeiras cinco das oito classificativas disputadas e a sua vantagem sobre Mads Ostberg subiu até aos 27 segundos no final da PC16. Nos três troços finais foi mais cauteloso enquanto Esapekka Lappi, o seu companheiro de equipa, foi o mais rápido e chegou ao quarto lugar, atrás de Latvala.
Mesmo assim, no final do dia, a diferença entre Tanak e Ostberg cifrava-se em 39s e o piloto da Citroën sentia a pressão de Latvala, que estava a meros 5,4 s de distância.
Na guerra pelos pontos, não deixa de ser curioso que Elfyn Evans tenha sido obrigado a ceder a posição a Sébastien Ogier no final da primeira etapa, mas rapidamente ultrapassou o campeão do mundo, antes de voltar a cair para a 8ª posição, atrás do seu companheiro de equipa, que continuou a andar longe dos mais rápidos.
3ª ETAPA. Os 45,72 km da dupla passagem por Lukaa (11,74 m) e Ruuhimaki (11,12 km) não pareciam suficientes, mas tudo podia acontecer. Logo no primeiro troço Esapekka Lappi captou perto do final e deixou o seu companheiro Latvala confortável no terceiro lugar da geral, mas o piloto da Toyota não abrandou o ritmo e venceu a PC21, sonhando ainda com o segundo lugar...
Ostberg olhava para Tanak e tinha que controlar Latvala, mas a diferença entre os dois primeiros baixou para 32,2 s no início do derradeiro troço, a "super-especial". Para não restarem dúvidas, o estónio da Toyota foi o mais rápido, ganhou 0,5s a Ostberg e garantiu os pontos-bonús da vitória.
Classificação final
1º Ott Tanak/M. Jarveoja, Toyota Yaris WRC - 2h 35m 18,1s
2º Mads Ostberg/T. Eriksen, Citroën C3 WRC – +32,7s
3º Jari-Matti Latvala/M. Antilla, Toyota Yaris WRC - +35,5s
4º Hayden Paddon/S. Marshal, Hyundai i20 WRC – +1m 35,6s
5º Sébastien Ogier/J. Ingrassia, Ford Fiesta WRC – +2m 15,0s
6º Teemu Suninen/M. Markkula, Ford Fiesta RS – +2m 19,2s
7º Elfyn Evans/D. Barritt, Ford Fiesta WRC – 2m 29,5s
8º Craig Breen/S. Martin, Citroën C3 WRC – +3m 08,4s
9º Thierry Neuville/N. Gilsoul, Hyundai i20 WRC – +3m 51,8s
10º Andreas Mikkelsen/A. Jaeger, Hyundai i20 WRC - +8m 37,4s
"MUNDIAL" DE EQUIPAS – 1º Hyundai, 228 pontos; 2º M-Sport Ford, 202; 3º Toyota Gadzoo, 201; 4º Citroën Total Abu Dhabi WRT, 153; etc. ??"MUNDIAL" DE PILOTOS – 1º Thierry Neuville, 153 pontos; 2º Sébastien Ogier, 132; 3º Ott Tanak, 107; 4º Esapekka Lappi, 70; 5º Dani Sordo, 60; 6º Andreas Mikkelsen, 57; 7º Jari-Matti Latvala, 55; 8º Elfyn Evans, 52; etc.