Pesquisa
Desporto

Sergio Pérez em Silverstone com Honda NSX que Senna ajudou a criar

15:18 - 16-07-2021
 
Sergio Pérez em Silverstone com Honda NSX que Senna ajudou a criarSergio Pérez em Silverstone com Honda NSX que Senna ajudou a criarSergio Pérez em Silverstone com Honda NSX que Senna ajudou a criarSergio Pérez em Silverstone com Honda NSX que Senna ajudou a criarSergio Pérez em Silverstone com Honda NSX que Senna ajudou a criarSergio Pérez em Silverstone com Honda NSX que Senna ajudou a criarSergio Pérez em Silverstone com Honda NSX que Senna ajudou a criarSergio Pérez em Silverstone com Honda NSX que Senna ajudou a criarSergio Pérez em Silverstone com Honda NSX que Senna ajudou a criarSergio Pérez em Silverstone com Honda NSX que Senna ajudou a criarSergio Pérez em Silverstone com Honda NSX que Senna ajudou a criarSergio Pérez em Silverstone com Honda NSX que Senna ajudou a criarSergio Pérez em Silverstone com Honda NSX que Senna ajudou a criarSergio Pérez em Silverstone com Honda NSX que Senna ajudou a criarSergio Pérez em Silverstone com Honda NSX que Senna ajudou a criarSergio Pérez em Silverstone com Honda NSX que Senna ajudou a criar
Sergio Pérez em Silverstone com Honda NSX que Senna ajudou a criarSergio Pérez em Silverstone com Honda NSX que Senna ajudou a criarSergio Pérez em Silverstone com Honda NSX que Senna ajudou a criarSergio Pérez em Silverstone com Honda NSX que Senna ajudou a criarSergio Pérez em Silverstone com Honda NSX que Senna ajudou a criarSergio Pérez em Silverstone com Honda NSX que Senna ajudou a criarSergio Pérez em Silverstone com Honda NSX que Senna ajudou a criarSergio Pérez em Silverstone com Honda NSX que Senna ajudou a criarSergio Pérez em Silverstone com Honda NSX que Senna ajudou a criarSergio Pérez em Silverstone com Honda NSX que Senna ajudou a criarSergio Pérez em Silverstone com Honda NSX que Senna ajudou a criarSergio Pérez em Silverstone com Honda NSX que Senna ajudou a criarSergio Pérez em Silverstone com Honda NSX que Senna ajudou a criarSergio Pérez em Silverstone com Honda NSX que Senna ajudou a criarSergio Pérez em Silverstone com Honda NSX que Senna ajudou a criarSergio Pérez em Silverstone com Honda NSX que Senna ajudou a criar
Sergio Pérez em Silverstone com Honda NSX que Senna ajudou a criar

Sergio Pérez fez esta sexta-feira uma entrada em grande estilo no circuito de Silverstone, onde no domingo irá correr-se o Grande Prémio da Grã-Bretanha em Fórmula 1.

Sergio Pérez em Silverstone com Honda NSX que Senna ajudou a criar

O piloto da Red Bull Racing Honda guiou o mítico NSX de primeira geração da insígnia nipónica que Ayrton Senna ajudou a desenvolver.

Verdadeiro marco nos desportivos de alto desempenho da década de 90, o mítico coupé tem uma forte relação com a Fórmula 1. 

Na memória está ainda o malogrado campeão brasileiro a entrar para dentro do carro, de fato e sapatos com peúgas brancas (!!!), para dar umas valentes aceleradelas em Suzuka. 

Ayrton Senna foi uma peça-chave no desenvolvimento do Honda NSX, um V6 de 3.0 litros originalmente com 275 cv e 284 Nm, conseguidos às 8.000 rotações por minuto. 

Os engenheiros japoneses aproveitaram os conhecimentos do então piloto da McLaren-Honda, que estava com a equipa de Fórmula 1 em Suzuka para um dia de testes. 

Na pista, o piloto canarinho guiou um protótipo do NSX-R, uma evolução do motor central montado transversalmente, a debitar agora 280 cv e 295 Nm.

Em velocidade de ponta, esta versão chega aos 271 km/hora com os zero aos 100 km/hora a cumprirem-se em 4,8 segundos. 

"Muito frágil!", afirmou Ayrton Senna ao fim do rápido teste. O veredicto foi devastador, como sublinha o diário espanhol Marca, embora não se perceba no vídeo que registou a volta. 

Os técnicos da construtora japonesa compreenderam perfeitamente a mensagem e reforçaram em 50% a rigidez do chassis.

Meses mais tarde, numa sessão de testes em Nürburgring e com o desportivo já devidamente modificado, foi aprovado pelo volante canarinho, reflectido nos três exemplares diferentes ciosamente guardados na sua garagem.

O Honda NSX voltou à cena em 2015, já como híbrido, tendo como cicerone mais um campeão de Fórmula 1. Fernando Alonso, que integrava a McLaren-Honda, participou na apresentação internacional do desportivo. 

Ao bloco V6 biturbo de 3.5 litros estavam combinados três motores eléctricos para uma potência combinada de quase 600 cv, 

A "força" é passada às quatro rodas por uma caixa automática de dupla embraiagem de nove relações. 

Já segue o Aquela Máquina no Instagram? https://www.instagram.com/aquelamaquina/

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.