Sébastien Loeb (Citroën C3 WRC) venceu o Rali da Catalunha, ofereceu o triunfo à Citroën e assegurou a sua 79ª vitória em provas pontuáveis para o Campeonato do Mundo de Ralis. "Quem sabe não esquece" e o francês, nove vezes campeão do mundo, mostrou que ainda continua competitivo.
1ª ETAPA. Sébastien Ogier (Ford Fiesta WRC) venceu a super-especial inaugural e manteve a liderança no primeiro troço da prova, mas foi rapidamente ultrapassado pelo ataque dos Toyota de Ott Tanak e Jari-Matti Latvala. O finlandês acabou por ficar para trás com um furo na PC4, mas o estónio assegurou a liderança.
Na PC5, Dani Sordo (Hyundai i20 WRC) foi o mais rápido, mostrando a importância do "factor casa) e no final da etapa estava a 26,8s de Ott Tanak. Elphyn Evans (Ford Fiesta WRC) era o terceiro (+29,7s) e o regressado Sébastien Loeb (Citroën DS3 WRC) surgia a 30,2s. Inconformado, Jari-Matti Latvala atacou forte e venceu as duas derradeiras classificativas da etapa. Mesmo assim não foi além do quinto lugar da geral (+37,6s) no final da etapa.
2ª ETAPA. A chuva criou uma lotaria na escolha de pneus. A primeira passagem por Savallà (PC8) foi anulada por motivos de segurança ligados com os espectadores, mas em Querol, Tanak, com pneus de chuva, destacou-se da concorrência num troço onde muito boa gente perdeu tempo com os pneus mais macios. A vantagem do estónio chegou aos 33s.
Mas, logo a seguir, na passagem por Montmell, perdeu cerca de dois minutos com um furo e ficou arredado da luta pelo título de pilotos. Dani Sordo, que tinha passado ao lado do protagonismo, passou a ser o novo líder do Rali da Catalunha. Mas por pouco tempo: em Savallà-2, Jari-Matti Latvala saltou para o primeiro lugar. Foi uma excelente reacção depois do tempo perdido. A chuva parou e, em Querol-2, Sébastien Loeb foi o mais rápido.
Voltou a chuva em Montmell-2 e Thierry Neuville (Hyundai i20 WRC) foi o mais rápido, sem beliscar a liderança do finlandês. Os 2,24 km de Salou (troço-espectáculo) foram apenas um pró-forma. No final do dia, Jari-Matti Latvala liderava com 4,7s de vantagem sobre um discreto Ogier, sempre à espreita de uma oportunidade mas sem correr riscos. Sébastien Loeb estava a 8,0s, Elphyn Evans a 9,8s e Thierry Neuville a 12,7s.
3ª ETAPA. O asfalto das duas passagens por Riudecanyes e Santa Maria (a super-especial) totalizaram 61,7 km e ainda havia muito por decidir. Sébastien Loeb começou o derradeiro dia ao ataque. Venceu os primeiros dois troços e saltou para o comando da prova. Na penúltima classificativa, Sébastien Ogier e Jari-Matti Latvala tentaram reagir, mas se o piloto da Ford ainda manteve Loeb sob pressão, o finlandês da Toyota bateu num rail e atrasou-se.
Ott Tanak ainda venceu a Power-Stage, mas Ogier não conseguiu destronar Loeb, que venceu por meros 2,9 segundos. No final da prova, Elphyn Evans ainda roubou o terceiro lugar a Thierry Neuville, que voltou a perder terreno no duelo com Ogier pela vitória no Campeonato do Mundo de pilotos.
Classificação final
1º Sébastien Loeb/D. Elena, Citroën C3 WRC - 3h 12m 08s
2º Sébastien Ogier/J. Ingrassia, Ford Fiesta WRC – +2,9s
3º Elphyn Evans/D. Barrit. Ford Fiesta WRC - +16,5s
4º Thierry Neuville/N. Gilsoul, Hyundai i20 WRC – +17,0s
5º Dani Sordo/C. del Barrio, Hyunday i20 WRC - +18,6s
6º Ott Tanak/M. Jarveoja, Toyota Yaris WRC - +1m 03,9s
7º Esapekka Lappi/J. Ferm, Toyota Yaris WRC – +1m 16,6s
8º Jari-Matti Latvala/M. Anttila, Toyota Yaris WRC – +1m 26,4s
9º Craig Breen/S. Martin, Citroën C3 WRC – +2m 07,0s
10º Andreas Mikkelsen/A. Jaeger, Hyundai i20 WRC – +2m 48,2s
"MUNDIAL DE PILOTOS" – 1º Sébastien Ogier, 204 pontos; 2º Thierry Neuville, 201; 3º Ott Tanak, 181; 4º Esapekka Lappi, 110; 5º Jari-Matti Latvala, 102; 6º Andreas Mikkelsen, 84; 7º Dani Sordo, 71; 8º Elphyn Evans, 70; etc.
"MUNDIAL DE EQUIPAS" – 1º Toyota Gazoo Racing, 331; Hyundai, 319 pontos; 3º M-Sport Ford, 306; 4º Citroën Total Abu Dhabi WRT, 216; etc.