Ott Tanak garantiu na Turquia a terceira vitória consecutiva no Mundial e afirmou a sua candidatura ao título de pilotos, numa altura em que a Toyota assumiu a liderança do campeonato de equipas. Sébastien Ogier e Thierry Neuville foram os grandes derrotados num rali duro e demolidor.
1ª ETAPA – Andreas Mikkelsen (Hyundai i20 WRC) começou o Rali da Turquia ao ataque. Foi o mais rápido na super-especial de quinta-feira, mas no dia seguinte Craig Breen (Citroën C3 WRC) surpreendeu toda a gente na passagem pelos 38,1 km de Çetibeli. Foi o mais rápido e assegurou o comando da prova.
Breen foi pressionado por Thierry Neuville (Hyundai i20 WRC), o mais rápido nos 21,75 km da passagem por Ula. O programa previa uma dupla passagem por Çetibeli (numa versão de 12,5 e outra de 38,1 km) e os problemas tinham de surgir. Na primeira passagem, Andreas Mikkelsen garantiu a liderança com 6,3s de avanço sobre o irlandês da Citroën. Na segunda, Sébastien Ogier (Ford Fiesta WRC) e os Toyota Yaris WRC de Teemu Suninen e Jari-Matti Latvala deram um ar da sua graça e o francês da Ford chegou ao segundo lugar da geral.
Os pilotos da Citroën, que tinham começado bem, perderam terreno. Craig Breen e Mads Ostberg furaram e caíram na classificação. Nesta altura Elfyn Evans (Ford Fiesta WRC) tentava sobreviver com uma tremenda fuga de óleo do motor.
No regresso a Ula, Neuville foi o mais rápido e roubou o segundo lugar de Ogier na geral. No troço de Çetibeli, na versão de 12,5 km, os Toyota Yaris de Ott Tanak e Esapekka Lapi destacaram-se face a Ogier, mas o quarto tempo de Neuville foi suficiente para lhe garantir a liderança da prova, com 0,3s face a Ogier; 2,6s em relação a Mikkelsen, numa altura em que Latvala (31,9s) e Ott Tanak (+35,1s) pareciam longe da luta pela vitória.
2ª ETAPA - A ronda pelos troços de Yesilbelde (34,4 km), Datça (10,7 km) e Içmeler (20,37 km) foi marcada pela dureza. Ogier subiu ao primeiro lugar no primeiro troço do dia, onde Neuville partiu a suspensão do Hyundai e foi obrigado a desistir.
Em Datça 1 foi a vez de Ogier ter problemas com a suspensão. Terminou o troço mas penalizou um minuto para trocar um triângulo e caiu para o quinto lugar. Mikkelsen voltou à liderança com 24,9s de vantagem sobre Latvala e 30,9s face Tanak.
Os incidentes prosseguiram na segunda passagem por Yesilbelde. Problemas de transmissão no Hyundai obrigaram Mikkelsen a perder dois minutos, caindo para o quarto lugar, tendo prosseguido com apenas duas rodas motrizes. Ogier atacou forte para recuperar o tempo perdido, saiu da estrada e Craig Breen foi obrigado a desistir com um princípio de incêndio.
Ott Tanak passou a ser o novo comandante da prova com 13s de vantagem sobre o seu companheiro Latvala e 37s face Hayden Paddon (Hyundai i20 WRC). Latvala mostrou a apetência pela vitória em Datça 2 e a diferença entre os dois Toyota baixou para 8,0s. Mas Tanak reagiu em Içmeler 2 e o avanço subiu para 13,1s. Paddon (+1m 10,5m), Suninen (Ford Fiesta WRC) e Mikkelsen surgiam fora da luta pelo pódio.
3ª ETAPA – Os troços de Marmaris-1 (7,14 km), Ovacik (8,05 km), Gokçe (12,65 km) e Marmaris-2, a super classificativa. Ott Tanak controlou os acontecimentos sem ter de se preocupar com a presença de Latvala. Ogier e Neuville tentaram recuperar o máximo de terreno, dividiram as vitórias nos troços disputados, mas o piloto da Hyundai conseguiu amealhar o bónus do triunfo na Power Stage, mas terminou no 16º posto da geral e Ogier no 10º lugar.
Classificação final
1º Ott Tanak/M. Jarveoja, Toyota Yaris WRC – 3h 59m 24,5s?
2º Jari-Matti Latvala/M. Anttila, Toyota Yaris WRC - +22,3s
3º Hayden Paddon/S. Marshall, Hyundai i20 WRC - +1m 46,3s
4º Teemu Suninen/M. Markkula, Ford Fiesta WRC - +4m 10,9s
5º Andreas Mikkelsen/A. Jaeger, Hyundai i20 WRC – +7m 11,7s
6º H. Solberg/J. Minor , Skoda Fabia WRC 2 – +13m 40,6s
7º J. Kopecky/P. Dresler, Skoda Fabia WRC2 - +18m 25,2s?
?"MUNDIAL DE PILOTOS" – 1º Thierry Neuville, 177; pontos; 2º Ott Tanak, 164; 3º Sébastien Ogier, 154; 4º Esapekka Lappi, 88; 5º Jari-Matti Latvala, 75; 6º Andreas Mikkelsen, 75; 7º Dani Sordo, 60; 8º Teemu Suninen, 54; etc.
?"MUNDIAL DE EQUIPAS" – 1º Toyota Gazoo Racing, 284; Hyundai, 279 pontos; 3º M-Sport Ford, 244; 4º Citroën Total Abu Dhabi WRT, 169; etc.