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Os cinco maiores testes realizados pela Porsche

16:09 - 31-03-2017
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Os cinco maiores testes realizados pela Porsche

Os carros da Porsche têm de estar preparados para todos os desafios, e passá-los com distinção. Esse é o objectivo da marca alemã ao realizar testes aos seus carros em Weissach, na Alemanha. Desde 1966 que a Porsche realiza na localidade alemã os seus testes de funcionalidade dos carros em vários cenários, provando a eficiência da mecânica e tecnologia. Um novo vídeo destaca os cinco testes mais extremos feitos aos automóveis.

O "Skid Pad" é uma zona circular e foi desenhada para testar o manuseamento dos carros. A prova mais comum é a aceleração lateral para medir a força-g. Com este teste a marca leva a dinâmica de condução ao seu limite. As manobras de curva rápida servem também para avaliar a estabilidade do automóvel e a sua segurança. O Skid Pad é uma das zonas de testes mais antigas, sendo que foi instalado há mais de 50 anos.

A "Test Track" é o elemento central de todos os testes para cada modelo criado. Ao longo do percurso existem imensos desafios, tal como conduzir sobre um painel com buracos em metal a 40 km/h para simular no chassis a condução numa rua em más condições. A 30 km/h o carro passa pelo tanque de água salgada para examinar a resistência à corrosão nas partes mais baixas do veículo. Existe ainda na pista uma rampa para o teste de salto que leva os eixos do carro ao seu limite. Este tipo de testes também já é usado há décadas.

O "Wind Tunnel" é um simulador de vento que "sopra" a 300 km/h – a mesma velocidade que os aviões atingem para descolar. E é isso mesmo que a Porsche tenta evitar que aconteça com os seus carros ao atingirem grandes velocidades. As asas traseiras desenvolvidas pela marca garantem uma maior "downforce".

A "Offroad Track" é o momento para sujar os carros numa pista bem lamacenta. O terreno é bastante irregular e pedregoso. A rigidez do chassis é testada ao limite enquanto por várias lombas irregulares o equilíbrio do carro é posto à prova. Existe ainda uma zona de circulação inclinada lateralmente seguida de um grande tanque para testar o desempenho dos automóveis em altos níveis de água.

O "Crashtest" é talvez o teste que dói mais a realizar, já que consiste em praticamente destruir os automóveis. Mas tudo em nome da segurança. No final dos anos 80, a Porsche criou o seu próprio centro de testes de colisão. Há décadas atrás os testes eram um pouco diferentes e a gravidade era o elemento principal. Existia até uma prova em que os carros eram largados por uma… grua.  

Outros top 5 da Porsche: os melhores protótiposas melhores asas traseiras.

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