Os carros da Porsche têm de estar preparados para todos os desafios, e passá-los com distinção. Esse é o objectivo da marca alemã ao realizar testes aos seus carros em Weissach, na Alemanha. Desde 1966 que a Porsche realiza na localidade alemã os seus testes de funcionalidade dos carros em vários cenários, provando a eficiência da mecânica e tecnologia. Um novo vídeo destaca os cinco testes mais extremos feitos aos automóveis.
A "Test Track" é o elemento central de todos os testes para cada modelo criado. Ao longo do percurso existem imensos desafios, tal como conduzir sobre um painel com buracos em metal a 40 km/h para simular no chassis a condução numa rua em más condições. A 30 km/h o carro passa pelo tanque de água salgada para examinar a resistência à corrosão nas partes mais baixas do veículo. Existe ainda na pista uma rampa para o teste de salto que leva os eixos do carro ao seu limite. Este tipo de testes também já é usado há décadas.
A "Offroad Track" é o momento para sujar os carros numa pista bem lamacenta. O terreno é bastante irregular e pedregoso. A rigidez do chassis é testada ao limite enquanto por várias lombas irregulares o equilíbrio do carro é posto à prova. Existe ainda uma zona de circulação inclinada lateralmente seguida de um grande tanque para testar o desempenho dos automóveis em altos níveis de água.
O "Crashtest" é talvez o teste que dói mais a realizar, já que consiste em praticamente destruir os automóveis. Mas tudo em nome da segurança. No final dos anos 80, a Porsche criou o seu próprio centro de testes de colisão. Há décadas atrás os testes eram um pouco diferentes e a gravidade era o elemento principal. Existia até uma prova em que os carros eram largados por uma… grua.
Outros top 5 da Porsche: os melhores protótipos; as melhores asas traseiras.