5 de Dezembro de 1985: Lancia apresentou Delta S4
A Lancia apresentou a sua aposta para o Campeonato do Mundo de Ralis de 1985 a algumas semanas do início do "Monte Carlo".
Com o advento da tracção total permanente que conduziu aos Grupos B, a Lancia tinha perdido o protagonismo face aos Audi quattro e aos Peugeot 205 T16. O 037, um coupé de motor central e tracção traseira, podia ter alguma vantagem em certas provas, mas ficava muito aquém na maioria dos ralis.
"Em termos tecnológicos era um motor idêntico aos da F1, mas dimensionado de forma diversa e mais leve, porque não tinha necessidade de responder às pressões exigidas aos blocos de um monolugar", afirmou o engenheiro Lombardi, responsável técnico da Lancia.
"O nosso grande problema foi a tracção total permanente", admitiu o engenheiro. "Não tínhamos qualquer experiência nesse campo. Por isso, o desenvolvimento do sistema de três diferenciais, com o central do tipo viscoso tipo Ferguson e os restantes com autoblocante mecânico, acabou por ser muito demorado", o que retirou tempo para o restante desenvolvimento e a adaptação dos pilotos ao novo carro.
A Volta à Córsega foi marcada pelo acidente mortal de Henri Toivonen/Sergio Cresto quando lideravam e, depois de toda a contestação a este tipo de carros, foi rapidamente decidido que eles teriam de ser substituídos no final da temporada. Mesmo assim, o campeonato prosseguiu com os sucessos dos Peugeot 205 T15 de Bruno Saby/Jean-François Fauchile na Córsega e de Juha Kankkunen/Juha Piironen na Grécia e na Nova Zelândia, Timo Salonen/Seppo Harjane na Finlândia (1000 Lagos) e no Rali de Inglaterra (RAC). Mesmo assim, "Miki" Biasion/Tiziano Sivero (Argentina) e Markku Alen/Ilka Kivimaki (Sanremo e Olympus Rali – USA) permitiram que a Lancia terminasse o campeonato de construtores na segunda posição, enquanto que Markku Alen foi segundo no campeonato de pilotos.
No ano seguinte, o Delta S4 deu lugar ao Delta 4WD. Mas isso já é outra história...