A primeira edição das 24 Horas de Le Mans teve início a 26 de Maio de 1923, mas tudo começou em Outubro de 1922 no Salão Automóvel de Paris, que se realizou no Grand Palais dos Campos Elíseos. Georges Durand, mandatado pelo Automobile Clube de L´Ouest (ACO), reuniu-se com Charles Faroux, jornalista do "L´Auto" e da "Vie Automobile", e Emile Coquille, director da sociedade Rudge-Whitworth, para estudarem uma nova fórmula de competição automóvel baseada mais na resistência do que na velocidade, para mostrar ao público a qualidade dos veículos.
Charles Faroux propôs uma corrida de automóveis de série, com as características de catálogo, e uma duração de oito horas, quatro das quais disputadas durante a noite, mas Georges Durand argumentou:
"E porque não 24 horas?"...
Charles Faroux terá respondido que
"seria o ideal, mas nunca conseguiremos ter as autorizações necessárias". As autorizações surgiram e Emile Coquille ofereceu uma taça e uma dotação de 100 mil francos para uma competição trienal.
O primeiro regulamento era muito simples: os construtores foram convidados a fazer prova que os veículos saídos directamente da sua linha de montagem, ou do seu catálogo, eram capazes de cumprir médias horárias regulamentadas entre os 38 e os 66 km/h, com o peso do condutor e de lastros variáveis de acordo com a cilindrada dos motores. Mesmo em 1923 a velocidade exigida já não era muito elevada, mas 24 horas era muito tempo...
As 24 Horas de Le Mans eram diferentes. Sendo um troféu trienal, o importante era qualificar-se para o ano seguinte. No dia 26 de Maio de 1923, 30 automóveis alinharam à partida num dia de chuva e, apesar das condições e da especificidade da prova, a luta foi intensa.
Ao fim de 16 das 24 horas quase todos os concorrentes já estavam classificados para o ano seguinte e foi a altura em que se decidiu o vencedor. Uma rotura no depósito de combustível do Bentley de Duff/Clément, que foi o carro mais rápido em pista, foi a machada final para as aspirações de uma equipa que já perdera tempo com problemas de faróis e travões. O Chenard & Walcker de Lagache/Léonard cortou a meta com cerca de quatro voltas de vantagem sobre Bachmann/Dauvergne. O Bignam de De Tornaco/Gros, com um motor 2.0 litros, garantiu o terceiro lugar à frente do Bentley.
Dos 33 concorrentes à partida da primeira edição das 24 Horas de Le Mans, 30 foram classificados ao fim das 24 horas num circuito com 17,262 km. André Lagache/René Léonard (Chenard & Walcker) percorreram 2 209,536 km, à média de 92,064 km/h.