O Ferrari 335 Sport Scaglietti utilizado por Alfonso de Portago na dramática edição das Mille Miglia de 1957 foi vendido por 32,1 milhões de euros num leilão realizado em Paris durante Retromobile.
Alfonso de Portago/Edmund Nelson perderam a vida num acidente motivado pelo rebentamento de um pneu, perto de Guidizzolo, que também custou a vida a 11 espectadores. Este drama marcou o final desta corrida mítica.
A história deste 335 Sport começou em 1957, quando foi desenvolvido para participar nas 24 Horas de Le Mans, nas Mille Miglia e em Sebring. Começou a temporada nos EUA, com Peter Collins e Maurice Trintignant a garantirem o 6º lugar nas 12 Horas de Sebring. Em Le Mans, Luigi Musso/Mike Hawthorn abandonaram ao fim de 5 horas quando lutavam pela vitória e deveria ser o italiano a alinhar nas Mille Miglia, mas foi substituído à ultima hora por De Portago.
O espanhol perdeu a vida numa corrida onde o 335 S de Von Trips garantiu a vitória. Desse modelo há apenas dois em colecções privadas. Um deles pertenceu a um arquitecto americano, que o comprou em 1960, para o ceder em 1970 a Pierre Bardinon, um histórico coleccionador da Ferrari, que o manteve até o levar ao leilão.
Foi comprado por um anónimo
(DIZ-SE QUE FOI LEO MESSI) que pagou 32,1 milhões de euros. É o Ferrari mais caro de sempre comprado em leilão e pago em euros, já que um GTO de 1962 foi
comprado nos EUA por 28,5 milhões de dólares.
O Ferrari 335 S é um carro de sport de dois lugares equipado com um motor V12 de 4.0 litros de cilindrada com 390 cv de potência, alimentado por seis carburadores Weber de duplo-corpo, lubrificação por carter seco, caixa de quatro velocidades, travões de tambor e um peso de 880 kg. Este Ferrari de 1957 podia chegar aos 300 km/h.