O nome de Eleanor Thornton pouco ou nada diz, mas foi ela quem serviu de modelo para a estatueta que parece querer saltar do vértice da grelha dos Rolls Royce. Chama-se Spirit of Ecstasy e por trás dela está a história de uma paixão.
Henry Royce foi um pioneiro na construção automóvel, e Charles Rolls um aristocrata apaixonado pelas "novas carroças sem cavalos". Encontraram-se nos primeiros anos do século XX, porque Charles Rolls ouvira falar dos automóveis de Henry Royce. Deste encontro nasceu uma sociedade cujo nome passou a ser um ícone da história do automóvel.
Quando se fala num Rolls Royce, a primeira imagem que nos salta à ideia é a "dama alada", a estátua que nos remete para uma das mais antigas estatuas clássicas, a Vitória de Samotrácia. No entanto, os primeiros Rolls Royce produzidos em 1904 não contavam com este ornamento. Ele surgiu mais tarde.
Lord John Douglas-Scott-Montagu era um apaixonado pelos automóveis e proprietário de uma das primeiras publicações que lhe foram dedicadas. Para além disso, era amigo de Charles Rolls e ajudou-o na elaboração do catálogo que a Rolls Royce apresentou em 1911. Para o elaborar contactou Charles Skyes, um artista plástico renomado.
Charles Rolls odiava as mascotes ridículas, estilo gatos, diabos e outras loucuras que se tinham tornado moda como ornamentos da tampa do radiador que encimava a grelha da maiorias dos automóveis. Mas Lord Montagu queria uma mascote e Charles Skyes foi encarregue de fazer algo diferente.
Depois de várias tentativas, surgiu o mais prestigiado símbolo da indústria automóvel. Inicialmente chamaram-lhe Spirit of Speed. Mas se em Inglaterra é apenas Flying Lady, o seu verdadeiro nome é
Espirit of Ecstasy. Teve por modelo Eleanor Thornton que oficialmente era (apenas) secretária de Lord Montagu e rapidamente deixou de ornamentar apenas o automóvel do seu amante para se tornar na imagem de marca da Rolls Royce.
Eleanor Thornton morreu a 30 de Dezembro de 1915 quando viajava no britânico SS Persia quando o navio foi torpedeado e afundado pelo submarino alemão U-38 ao largo da costa de Creta, no Mediterrâneo.