Ferruccio Elio Arturo
Lamborghini nasceu a 28 de Abril de 1916 em Renazzo di Cento. Filho de agricultores, mostrou o seu interesse pelos motores desde muito novo. Partiu para Bolonha onde trabalhou numa oficina que recuperava tractores, experiência que acumulou no serviço militar durante a II Guerra Mundial.
Depois do conflito, regressou às origens e começou a comprar veículos militares, que transformava em veículos agrícolas, e em 1948 funda a "Lamborghini Trattori", que rapidamente entrou numa rota de sucesso com os produtos que colocou no mercado.
Ferruccio Lamborghni tornou-se um industrial de sucesso, o que lhe permitiu comprar os melhores automóveis da época, a sua grande paixão.
Não deixa de ser curioso que, em 1948, tenha alinhado com um Fiat Topolino, transformado e recarroçado, na edição das 1000 Miglia, onde a Ferrari se estreou a vencer com um 166 MM. Em 1958 comprou um Ferrari 250 GTe teve alguns problemas.
Como era vizinho de Enzo Ferrari, pediu uma reunião ao comendador para lhe sugerir algumas alterações que poderiam melhorar o modelo. Enzo Ferrari considerou um desaforo e não recebeu Ferruccio Lamborghini, que, ofendido, decidiu começar a produzir os seus próprios automóveis. Em 1961, a crise petrolífera levou a Ferrari a dispensar muitos dos seus técnicos e Ferruccio Lamborghini conseguiu reunir talentos como Giotto Bizzarrini e Giampaolo Dallara. Adquiriu também um terreno de 90 mil metros quadrados em Sant'Agata Bolognese, perto de Maranello, onde foi construída a fábrica que ainda hoje existe. Recorrendo apenas a capitais pessoais, Ferruccio Lamborghini lançou-se no seu louco projecto, numa época em que os Ferrari 250 GT eram uma referência. Em apenas seis meses, a sua equipa projectou o 350 GTV, que foi apresentado no Salão Automóvel de Turim.
Nasceu assim a marca de Sant´Agata Bolognese, que, com altos e baixos, é hoje uma das grandes rivais da Ferrari no mercado dos hiper-desportivos exclusivos.