Pesquisa

Pesquisar Efemérides

Não foi encontrado efemérides para o dia selecionado
Efemérides

14 de Dezembro de 1909: O último tijolo da pista de Indianápolis

00:02 - 14-12-2016
  3
14 de Dezembro de 1909: O último tijolo da pista de Indianápolis14 de Dezembro de 1909: O último tijolo da pista de Indianápolis14 de Dezembro de 1909: O último tijolo da pista de Indianápolis14 de Dezembro de 1909: O último tijolo da pista de Indianápolis14 de Dezembro de 1909: O último tijolo da pista de Indianápolis14 de Dezembro de 1909: O último tijolo da pista de Indianápolis14 de Dezembro de 1909: O último tijolo da pista de Indianápolis14 de Dezembro de 1909: O último tijolo da pista de Indianápolis14 de Dezembro de 1909: O último tijolo da pista de Indianápolis14 de Dezembro de 1909: O último tijolo da pista de Indianápolis14 de Dezembro de 1909: O último tijolo da pista de Indianápolis14 de Dezembro de 1909: O último tijolo da pista de Indianápolis14 de Dezembro de 1909: O último tijolo da pista de Indianápolis14 de Dezembro de 1909: O último tijolo da pista de Indianápolis
14 de Dezembro de 1909: O último tijolo da pista de Indianápolis14 de Dezembro de 1909: O último tijolo da pista de Indianápolis14 de Dezembro de 1909: O último tijolo da pista de Indianápolis14 de Dezembro de 1909: O último tijolo da pista de Indianápolis14 de Dezembro de 1909: O último tijolo da pista de Indianápolis14 de Dezembro de 1909: O último tijolo da pista de Indianápolis14 de Dezembro de 1909: O último tijolo da pista de Indianápolis14 de Dezembro de 1909: O último tijolo da pista de Indianápolis14 de Dezembro de 1909: O último tijolo da pista de Indianápolis14 de Dezembro de 1909: O último tijolo da pista de Indianápolis14 de Dezembro de 1909: O último tijolo da pista de Indianápolis14 de Dezembro de 1909: O último tijolo da pista de Indianápolis14 de Dezembro de 1909: O último tijolo da pista de Indianápolis14 de Dezembro de 1909: O último tijolo da pista de Indianápolis
O último dos 3,2 milhões de tijolos que cobriram a pista de Indianápolis foi colocado neste dia, ao fim de 63 dias de trabalho árduo. Era um tijolo em ouro, que veio a ser roubado algum tempo depois e nunca foi recuperado.

A pista nasceu do projecto de Carl G. Fisher, que decidiu criar nos EUA um circuito semelhante aos que conheceu na Europa onde esteve em 1905 antes de visitar o circuito britânico de Brooklands em 1907. Em 1908 convenceu James A. Allison, Arthuer Newby e Frank W. Wheeler a juntarem-se ao projecto e foi comprado um terreno nos arredores da cidade de Indianápolis.

A construção do circuito começou em Março de 1909. O piso era em terra batida coberta por pedra calcária e coberta com uma solução de óleo e alcatrão.

A primeira competição teve lugar no dia 5 de Junho de 1909 com a presença de 40 mil espectadores. Uma prova de motos agendado para 14 de Agosto acabou por não se realizar devido a problemas com o piso da oval. O problema voltou a repetir-se alguns dias depois durante o programa das 250 Milhas (cerca de 400 km), mas a projecção de pedras, óleo e a poeira provocaram grandes críticas e a segurança do circuito foi posta em causa. A prova foi interrompida e as autoridades foram claras: sem alterações ao piso não seriam autorizadas mais provas.

Fisher e os seus sócios pensaram em asfaltar o traçado, mas a tecnologia ainda era muito recente e foi decidido cobrir a pista com tijolos. Nasceu assim o "brickyard", como rapidamente foi apelido pelos americanos.

Entre 1960 e 1990 os tijolos foram cedendo terreno ao asfalto que cobriu a oval, onde hoje apenas se mantêm uma linha de tijolos na recta da meta.
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.