O Volkswagen nasceu quando Adolf Hitler decidiu que a Alemanha não podia ficar atrás dos Estados Unidos, tendo pedido a Ferdinand Porsche para seguir o exemplo de Henry Ford, criando automóveis acessíveis para o povo. O engenheiro desenvolveu um modelo que, sendo inovador, conseguia ser fiável e barato. Chamou-lhe KdF-Wagen, mas rapidamente foi apelidado como Volkswagen (carro do povo).
A empresa instalou-se em Wolfsburg, onde ainda hoje se mantém. Teve uma forte actividade durante a guerra, pois Ferdinand Porsche foi o criador da maioria dos blindados que permitiram ao exército nazi avançar pela Europa. O preço foi pesado e Wolfsburg foi destruída pelos bombardeamentos aliados. No final do conflito, a fábrica estava reduzida a ruínas e o seu futuro era mais do que incerto. Ficou sob a alçada do exército britânico, com a gestão do major Ivan Hirst, que podia ter destruído o que restava da fábrica, mas decidiu recuperá-la, encomendando uma frota de veículos para serem utilizados nas operações de patrulhamento da região. A laboração começou nas condições possíveis, mas nunca mais parou.
Foi um erro tremendo, porque a Volkswagen começou por ser a ponta de lança do milagre económico alemão. Foi produzido até 2003 na fábrica de Puebla, no México, e no dia 30 de Julho de 2003 saiu da linha de montagem a unidade 21 528 464.