O GP de Espanha de 1995 foi a 187ª e última prova disputada por Nigel Mansell na F1 depois de ter ingressado na McLaren com grandes ambições. Mas o carro da equipa de Woking tinha sido realizado a pensar num piloto baixo como Alain Prost e o britânico não cabia no habitáculo...
Nigel Ernest
Mansell nasceu a 8 de Agosto de 1953, perto de Birmingham. Aos sete anos de idade já guiava o automóvel do pai e assistiu à vitória de Jim Clark no GP de Inglaterra de 1962, teve sucesso nos karts, onde teve um grave acidente numa sessão de testes. Sofreu uma fractura numa vértebra. Transportado ao hospital, foi internado e avisado que poderia ficar paraplégico se participasse na corrida. Mansell disse às enfermeiras que ia à casa de banho, fugiu do hospital e participou na prova...
Deixou a sua profissão de engenheiro e reuniu todo o dinheiro para financiar o campeonato de Fórmula Ford que venceu em 1977. Dois anos depois, na Fórmula 3, sofreu um gravíssimo acidente. Chegou à F1 em 1980 e disputou duas provas com a Lotus, equipa a que esteve ligado até 1984. Em 1986 e 1987 esteve perto do título, mas perdeu os dois campeonatos que deveria ter ganho: em 1986, em Adelaide, o rebentamento de um pneu afastou-o do título e no ano seguinte um acidente trouxe de volta as sequelas do acidente no tempo dos karts.
Nigel Mansell só chegou ao título em 1992 depois de regressar à Williams, após uma passagem sem grande sucesso pela Ferrari. Foi batido pelo McLaren de Ayrton Senna em 1991, mas conseguiu vencer no ano seguinte e trocou a F1 pela IndyCar onde veio a ter alguns sucesso, apesar da sua inexperiência nas ovais.
Em 1994 a Williams convenceu o britânico a regressar à F1, mas os resultados não apareceram. No ano seguinte Nigel Mansell chegou à McLaren onde apenas alinhou nas duas primeiras corridas, antes de se afastar definitivamente da F1, com 187 corridas disputadas, 31 vitórias, 30 voltas mais rápidas em corrida e 32 "pole-positions".