No final dos anos 80, a Chrysler era a única das grandes marcas americanas que não tinha um super-desportivo no seu catálogo. O Grupo era então liderado por Bob Lutz e decidiu criar um automóvel musculado de dois lugares.
O primeiro protótipo foi construído em poucos meses e apresentado no Salão Automóvel de Detroit a 7 de Janeiro de 1989, e dois anos depois surgiu o primeiro Viper. O motor V10 de 8.0 litros de cilindrada foi redesenhado pela Lamborghini e, apesar da adopção de alumínio, pesava 323 kg, mas debitava 400 cv de potência e o RT10 Roadster era capaz de chegar aos 266 km/h e passar de 0 a 100 km/h em cerca de 4,5 segundos. Em 1996 o roadster foi revisto e perto do final do ano surgiu o coupé GTS.
Em 2002, no período de parceria entre a Chrysler e a Mercedes, o Viper foi redefinido e evoluiu bastante. A cilindrada do motor foi aumentada para 8,3 litros mas o peso baixou para 230 kg e a potência chegou aos 500 cv. Esta geração sobreviveu até 2010, altura em que o Grupo Fiat chegou ao controlo da marca de Detroit. O futuro do Viper foi equacionado, mas Sergio Marchionne, o patrão do novo Grupo Fiat Chrysler Automobiles, não só avalisou o projecto como o integrou na SRT (a divisão de altas performances), criando uma fábrica específica para a sua produção.
O Viper foi totalmente revisto. O novo motor de 8.4 litros chegou aos 649 cv, a velocidade máxima atingiu os 331 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h passou para menos de quatro segundos. Mas, mais importante do que isso, passou a ser muito mais fácil de guiar mesmo na versão mais desportiva - a GTS -, que permite desligar o controlo de estabilidade e conta com um launch control para arranques fulminantes. Um diferencial viscoso e enormes pneus Pirelli garantem a tracção, ao mesmo tempo que permitem curvar com as rodas traseiras a escorregar em aceleração. Em opção estão disponíveis discos de travão da Brembo, um fornecedor da Ferrari.
Mesmo assim, as vendas não aumentaram e a Chrysler decidiu descontinuar a produção do Viper no final de 2016, apesar de ainda estarem a ser produzidas algumas versões especiais.