O Ferrari 288 GTO, apresentado a 28 de Fevereiro de 1984, pode ser visto como o primeiro dos hiper-desportivos dos tempos modernos, uma espécie de avô do actual LaFerrari...
Foi realizado com base no 308 GTB, que a Michelotto Automobili desenvolveu para a competição. Foi
desenvolvido por Mauro Forghieri em colaboração com os engenheiros da Michelotto e, se o aspecto manteve a imagem que a Pininfarina criou para o 308 GTB, as alterações são mais do que evidentes.
A carroçaria em kevlar tem um aspecto muito mais agressivo, seja na zona frontal, seja na traseira, onde se destaca uma asa mais volumosa. Os guarda lamas alargados permitiram montar pneus 225/55VR16 à frente e 265/50VR16 na traseira.
O motor V8 viu a cilindrada reduzida para 2.855 cc (veio a dar origem ao motor dos Lancia LC2 do Mundial de Sport Protótipos) com turbos IHI, montado em posição longitudinal em contraste com a montagem do conjunto motor/caixa do 308 GTB, que surgia em posição transversal.
O 288 GTO foi o primeiro Ferrari de estrada equipado com uma injecção electrónica derivada da que era utilizada na F1. Com 400 cv de potência e 490 Nm de binário, a Ferrari reivindicou uma velocidade máxima de 305 km/h, 4,0 segundos para passar de 0 a 100 km/h e a possibilidade de cumprir 400 metros em 12,7 segundos.
Foram construídas 272 unidades, todas no clássico "Rosso Corsa" e foram todas vendidas ainda antes de serem produzidas. O sucessor deste coupé foi o F40, apresentado em 1987...