Tudo começou sob o nome de código M24, que começou a ser desenvolvido em 1978. O primeiro protótipo foi construído em 1981 e a produção teve início no ano seguinte. A Peugeot apresentou o novo 205 a 24 de Fevereiro de 1983 e o modelo teve um impacto imediato.
Até 1998, altura em que o modelo foi descontinuado, foram produzidas 5.278.300 unidades de um automóvel que se tornou o modelo de maior sucesso da marca francesa, até ser destronado pelo 206, que lhe sucedeu a partir de 1998.
O 205 teve carroçarias de três e cinco portas, cabriolet, e uma versão comercial, para além de motores com cilindradas que foram dos 954 cc aos 1.905 cc com potências de 45 a 130 cv, para já não falar nos 200 cv do 205 Turbo 16 de motor central, construído para homologar a versão que veio a marcar uma geração no Campeonato do Mundo de Ralis no tempo dos Grupos B, antes de manter a senda vitórias na Rampa de Pikes Peak nos EUA ou no Paris-Dakar.