Pesquisa

Pesquisar Efemérides

Não foi encontrado efemérides para o dia selecionado
Efemérides

11 de Maio de 1947: Discussão na estreia da Ferrari em competição

00:02 - 11-05-2017
  4
11 de Maio de 1947: Discussão na estreia da Ferrari em competição11 de Maio de 1947: Discussão na estreia da Ferrari em competição11 de Maio de 1947: Discussão na estreia da Ferrari em competição11 de Maio de 1947: Discussão na estreia da Ferrari em competição11 de Maio de 1947: Discussão na estreia da Ferrari em competição11 de Maio de 1947: Discussão na estreia da Ferrari em competição11 de Maio de 1947: Discussão na estreia da Ferrari em competição11 de Maio de 1947: Discussão na estreia da Ferrari em competição11 de Maio de 1947: Discussão na estreia da Ferrari em competição11 de Maio de 1947: Discussão na estreia da Ferrari em competição
11 de Maio de 1947: Discussão na estreia da Ferrari em competição11 de Maio de 1947: Discussão na estreia da Ferrari em competição11 de Maio de 1947: Discussão na estreia da Ferrari em competição11 de Maio de 1947: Discussão na estreia da Ferrari em competição11 de Maio de 1947: Discussão na estreia da Ferrari em competição11 de Maio de 1947: Discussão na estreia da Ferrari em competição11 de Maio de 1947: Discussão na estreia da Ferrari em competição11 de Maio de 1947: Discussão na estreia da Ferrari em competição11 de Maio de 1947: Discussão na estreia da Ferrari em competição11 de Maio de 1947: Discussão na estreia da Ferrari em competição
O Ferrari 125 S foi o primeiro modelo produzido pela marca de Maranello. Foram realizadas apenas duas unidades: um "sportivo stradale" com uma carroçaria do tipo "barchetta" realizada pela "Carrozzeria" de Giuseppe Peiretti, equipado com um motor V12 de 1.497,77 cc com 90 cv realizado por Gioacchino Colombo; e um "Competizione" com rodas descobertas, desenhado por Giuseppe Busso onde o motor garantia 120 cv.

Os dois modelos foram desenvolvidos por Franco Cortese, que pode ser considerado o primeiro piloto da Ferrari.

A 11 de Maio de 1947, no circuito de Piacenza, Franco Cortese e Nino Farina partilharam os dois 125 S. E se Nino Farina danificou o "Competizione" nos treinos, apesar do carro ter sido rapidamente recuperado, exigiu guiar o "sportivo stradale", que considerou mais adequado às características do circuito.

Enzo Ferrari negou e Nino Farina não alinhou à partida de uma corrida onde Franco Cortese chegou a liderar antes de desistir com um problema na bomba de alimentação. "Foi um insucesso muito prometedor", como afirmou Enzo Ferrari...

Duas semanas depois, a 25 de Maio, Franco Cortese garantiu o primeiro triunfo ao volante de um Ferrari, no circuito das "Terme di Caracalla", durante o Grande Prémio de Roma.

A 13 de Julho, os dois 125 S alinharam no circuito de Parma. Nuvolari venceu ao volante do 125 S "Competizione" e Cortese foi segundo (a menos de 10 segundos) com o 125 S "Sportivo Stradale".

Os dois modelos foram desmantelados e os seus componentes utilizados para a realização de outros modelos. Era assim na época. Por isso o único 125 S existente é uma réplica, realizada de acordo com os planos originais, patente ao público no Museu Enzo Ferrari em Modena.
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.