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Ferrari 125 S foi o primeiro modelo produzido pela marca de Maranello. Foram realizadas apenas duas unidades: um "sportivo stradale" com uma carroçaria do tipo "barchetta" realizada pela "Carrozzeria" de Giuseppe Peiretti, equipado com um motor V12 de 1.497,77 cc com 90 cv realizado por Gioacchino Colombo; e um "Competizione" com rodas descobertas, desenhado por Giuseppe Busso onde o motor garantia 120 cv.
Os dois modelos foram desenvolvidos por Franco Cortese, que pode ser considerado o primeiro piloto da Ferrari.
A 11 de Maio de 1947, no circuito de Piacenza, Franco Cortese e Nino Farina partilharam os dois 125 S. E se Nino Farina danificou o "Competizione" nos treinos, apesar do carro ter sido rapidamente recuperado, exigiu guiar o "sportivo stradale", que considerou mais adequado às características do circuito.
Enzo Ferrari negou e Nino Farina não alinhou à partida de uma corrida onde Franco Cortese chegou a liderar antes de desistir com um problema na bomba de alimentação.
"Foi um insucesso muito prometedor", como afirmou Enzo Ferrari...
Duas semanas depois, a 25 de Maio, Franco Cortese garantiu o primeiro triunfo ao volante de um Ferrari, no circuito das "Terme di Caracalla", durante o Grande Prémio de Roma.
A 13 de Julho, os dois 125 S alinharam no circuito de Parma. Nuvolari venceu ao volante do 125 S "Competizione" e Cortese foi segundo (a menos de 10 segundos) com o 125 S "Sportivo Stradale".
Os dois modelos foram desmantelados e os seus componentes utilizados para a realização de outros modelos. Era assim na época. Por isso o único 125 S existente é uma réplica, realizada de acordo com os planos originais, patente ao público no
Museu Enzo Ferrari em Modena.