O italiano Giacinto Ghia, fundador da Carrozzeria Ghia em Turim, morreu de ataque cardíaco numa altura em que tentava reconstruir a sua fábrica, destruída durante um bombardeamento Aliado em 1943, durante a II Guerra Mundial.
Nascido em Turim a 18 de Setembro de 1887, foi piloto de testes da Rapid e Diatto. Mas após um grave acidente em 1915, e em parceria com o amigo Gariglio, decidiu fundar a Carrozzeria Ghia, que abriu portas no Corso Valentino, perto da sede da Fiat em Turim.
A empresa distinguiu-se na produção de carroçarias leves, em alumínio, para modelos da Alfa Romeo, Fiat e Lancia, tendo garantindo a fama com o Alfa Romeo 6C 1500, que venceu a Targa Florio em 1929, e com projectos como o Fiat Balilla sport coupé de 1933.
Depois da morte de Giacinto Ghia, Mario Boano e Giorgio Alberti assumiram o controlo da empresa, que em 1948 criou uma subsidiária em Aigle, na Suíça. Desentendimentos entre Mario Boano e Luigi Segre, designer e engenheiro, acabaram com a saída de Boano em 1953. Sob a égide de Segre surgiram modelos como o VW Karmann Ghia, Volvo P180 e Renault Floride, desenhado por Pietro Frua. A aproximação à Chrysler deu origem a 18 modelos Chrysler Ghia.
Luigi Segre morreu em 1963 e a Ghia foi comprada por Ramfis Trujillo, que acabou por vende-la à concorrente Bertone, que sem conseguir rentabilizar acabou por ceder a empresa à Ford Motor Co. em 1970.