Nesse dia, o Jeep foi apresentado para aprovação ao Exército Americano. Era o culminar de um projecto que começou com um protótipo desenvolvido pela American Bantam Car Company, um pequeno construtor, que respondeu ao caderno de encargos para realizar um veículo versátil, capaz de garantir a mobilidade da infantaria americana, mesmo antes de os EUA entrarem na II Guerra Mundial. O 4x4 foi aprovado, mas a produção foi entregue à Willys-Overland, uma empresa capaz de garantir grandes volumes de produção por um preço mais reduzido. Um ano depois, quando os EUA declararam guerra às forças do Eixo, o Jeep entrou ao serviço e, até ao final do conflito em 1945, foram produzidas 600 mil unidades que marcaram presença em cenários de guerra na Europa, África e Pacífico. Este 4x4 afirmou-se como um símbolo da indústria automóvel americana e em 1945 surgiu a primeira versão civil: o Cj-2A deu origem a uma marca que já passou por várias mãos e integra actualmente a Fiat Chrysler Automobiles (FCA).