
















O Abarth 695C Rivale é o modelo mais potente do catálogo actual da marca do escorpião e, com um preço a começar nos 33.433 euros, é também o mais caro.
Estivemos ao volante da versão descapotável, repleta de inspirações náuticas, e ficámos impressionados com o comportamento do motor, um bloco de 1.4 litros turbo que produz 180 cv de potência e 250 Nm de binário máximo.
A potência é enviada para o eixo dianteiro através de uma caixa manual – muito elástica - de cinco velocidades que permite acelerações dos 0 aos 100 km/h em 6,7 segundos e uma velocidade máxima de 225 km/h.
A imagem deste Abarth 695 Rivale é em tudo semelhante aos restantes elementos da gama, com excepção do 124 Abarth. Ainda assim, e tal como o próprio nome sugere, esta versão resulta de uma parceria entre a Abarth e a Riva, conhecida pelas suas embarcações de luxo, pelo que são vários os elementos de inspiração náutica na carroçaria, nomeadamente ao nível da pintura bitonal, e no habitáculo, onde salta à vista a pele azul e as inserções em mogno.
A imagem exterior é igualmente marcada pela capota em lona azul, pelas jantes exclusivas Supersport de 17 polegadas e claro, pelas duas saídas de escape da Akrapovic (com válvula activa) com ponteiras em fibra de carbono.
Como referimos acima, os principais destaques deste habitáculo centram-se na pele azul dos bancos desportivos e do volante e das inserções em mogno no tablier, no manípulo das mudanças e nos frisos das embaladeiras das portas. Porém, o sistema multimédia Uconnect (opcional de 400 euros) é visualmente atraente e fácil de operar e também merece um elogio, tal como o painel de instrumentos TFT a cores de 7 polegadas que muda de grafismo quando pressionamos o botão "Sport".
Destaca-se igualmente a placa interior (em metal) numerada e que nos lembra – como se fosse possível esquecer! – que estamos numa versão especial e mais exclusiva do escorpião, o 695C Rivale.
O Abarth 695C Rivale pode ser pequeno em tamanho mas tem um coração gigante. É difícil não guiar este carro com um sorriso na cara e isso, só por si, já diz muito do que ele é capaz de fazer.
Mas falando de questões mais técnicas, importa dizer que este Abarth 695C Rivale é um automóvel feito à medida de quem gosta de conduzir. Apesar de ser fácil de conduzir, faz-nos sentir que estamos no comando de tudo o que está a acontecer e isso fica ainda mais visível quando o levamos para estradas mais exigentes (e divertidas!), como as do Parque Florestal de Monsanto.
A suspensão com barra estabilizadora e o diferencial autoblocante mecânico fazem com que seja fácil entrar em curva a velocidades mais elevadas e manter um controlo permanente sobre o 695C. E sim, apesar de ser um opcional de 1.900 euros, o diferencial autoblocante mecânico é um gasto obrigatório para quem quiser tirar o máximo proveito deste escorpião.
As sensações ao volante são as melhores, muito por culpa da caixa manual de cinco velocidades e do motor 1.4 Turbo T-Jet de quatro cilindros em linha que produz 180 cv de potência (às 5500 rpm) e 250 Nm de binário máximo (às 3000 rpm).
Estes números, juntamente com o facto deste Abarth 695C Rivale pesar apenas 1045 quilos (peso seco), fazem com que este pequeno desportivo acelere dos 0 aos 100 km/h em 6,7 segundos e que chegue aos 225 km/h de velocidade máxima.
A Abarth reivindica um consumo combinado de 6 l/100 km e um consumo em ciclo urbano de 7,9 l/100 km. Ainda assim, se levar este Abarth ao limite e se tiver o pé direito mais pesado, é fácil fazer disparar os consumos e chegar perto dos 15 litros por cada 100 km. Porém, se for mais contido, baixar a capota e quiser passear tranquilamente na marginal, é possível registar os consumos anunciados pela marca.
A versão que conduzimos (equipada com vários extras) está disponível no mercado nacional por 37.283 euros, mas o preço do Abarth 695C Rivale arranca nos 33.433 euros.