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novo Giulia procura recolocar a Alfa Romeo no universo dos automóveis desportivos familiares onde pontuam marcas como a BMW. A imagem assume a elegância sóbria dos italianos numa carroçaria de três volumes com 4,63 metros de comprimento e uma volumetria próxima do BMW Serie 3 (4,63 m) e do Mercedes Classe C (4,69 m), embora seja mais pequeno do que o novo Audi A4 (4,73 m).
A habitabilidade é definida pela distância entre-eixos, e no familiar italiano (2 820 mm) esta medida é semelhante à do Audi A4, ligeiramente superior à do BMW Serie 3 e menor do que a do Mercedes Classe C (2 840 mm). O Giulia oferece um espaço interessante para os ocupantes dos bancos traseiros ao nível dos joelhos, mas a largura oferecida para os ombros e a altura estão niveladas com as propostas dos principais concorrentes. O mesmo acontece com o volume da bagageira (480 litros) onde nenhum destes modelos se consegue destacar.
Na consola central do Giulia surge um ecrã de 8,8 polegadas que serve de interface para o sistema multimédia "Connect 3D Nav", desenvolvido pela Magnetti Marelli. Inclui a navegação, permite fazer downloads da net e é compatível com os sistema Apple e Android.
O motor 2.2 de 180 é a proposta mais potente para quem não abdica dos motores diesel. Está acoplado a uma caixa manual de seis velocidades, apesar de também poder contar com uma opção automática de oito velocidades (+ 2 300 €). Não é a proposta mais económica porque só está disponível com os níveis de equipamento superiores e tem um preço desde os 44 440 euros, mas garante o carácter desportivo que faz parte do ADN da marca de Arese, fazendo a diferença face à versão de 150 cv (desde 42 900 €).
Ao volante, o Giulia demonstra um carácter muito dinâmico apesar do motor transmitir a potência de uma forma linear. A direcção é rápida, directa e muito mais incisiva do que é habitual no automóvel que começa por ser um familiar. A suspensão procura garantir um compromisso entre o conforto e o comportamento dinâmico e o resultado acaba por ser interessante. Garante uma boa estabilidade direccional, sem rolamento nas curvas mais fechadas abordadas com optimismo sem condicionar a qualidade de vida a bordo. É certo que em zonas de mau piso este Giulia é um pouco seco, mas a culpa tem nome: os pneus de 18 polegadas.
Já não gostámos tanto da insonorização. A Alfa Romeo deveria ter ido mais além a este nível…
FICHA TÉCNICA
Motor 4 cilindros TD
Cilindrada 2 143 cc
Potência máxima 180 cv/3 750 rpm
Binário máximo 380 Nm/1 500 rpm
Velocidade máxima 230 km/h
0 a 100 km/h 7,2 s
Consumo médio 4,2 litros/100 km
Emissões de CO2 109 g/km
Preço desde 44 400 €
+ IMAGEM. Assume um estilo italiano que faz a diferença face às propostas dos concorrentes directos.
- INSONORIZAÇÃO. A Alfa Romeo devia ter ido mais além. O 2.2 diesel é demasiado barulhento.