Por estes dias estivemos em Frankfurt, na Alemanha, a conhecer a nova Opel Zafira, que se reinventou ao fim de 20 anos. Numa altura em que as vendas de monovolumes estão a descer e em que a maioria dos construtores já os deixou "cair", a Opel manteve-se firme e preferiu transformar por completo uma proposta que continua a ter muito nome na indústria.
A Zafira passa a chamar-se Zafira Life e pode ser vista como uma espécie de versão de passageiros da Opel Vivaro, uma solução mais virada para o uso profissional.
Esta decisão obrigou a abandonar as medidas mais compactas e a imagem algo dinâmica que sempre caracterizou a Zafira, que continua a ser o monovolume mais rápido de sempre no "Nürbugring". O caminho a seguir para o futuro foi definido e assenta (sobretudo) na versatilidade.
Tal como acontece com os modelos comerciais, esta nova Zafira Life vai estar disponível com três tamanhos de carroçaria, todos com lugar para nove ocupantes.
A variante mais pequena tem 4,60 metros de comprimento e é cerca de 10 cm mais curta que a Opel Zafira actual (terceira geração). Por seu turno, a variante de tamanho médio chega com 4,95 metros de comprimento e a "maior" com 5,30 m.
Conduzimos a versão média e podemos assegurar que espaço é coisa que não falta a bordo da nova Zafira. Ideal para famílias numerosas ou para serviços de ‘shuttle’, como os responsáveis da marca de Russelhseim fizeram questão de destacar durante o evento de apresentação, a Zafira oferece mais espaço do que nunca, ainda que tenha comprometido o seu comportamento dinâmico.
O catálogo de motores da nova Opel Zafira Life conta apenas com motores diesel, com a versão de entrada de gama a estar assente num motor de 1.5 litros que pode assumir dois níveis de potência: 102 cv/270 Nm e 120 cv/300 Nm. Para a versão menos potente a Opel reivindica consumos entre os 6,1 e os 7,2 l/100 km. Para a restante estes números ficam entre os 6,0 e os 7,2 l/100 km.
O segundo motor disponível, e o mais potente, é um bloco de 2.0 litros que está disponível com 150 cv (370 Nm) e 177 cv (400 Nm). A primeira surge combinada com uma caixa manual de seis velocidades e tem consumos entre os 6,8 e os 8,0 l/100 km. A segunda, aquela que testámos nesta viagem, só está disponível com uma caixa automática de oito velocidades e oferece consumos entre os 7 e os 8,1 l/100 km.
Assim que nos sentamos ao volante da nova Opel Zafira Life é fácil perceber que este modelo tem uma origem profissional. Apesar do habitáculo estar bem "arrumado" e do campo de visão ser muito bom, os materiais são algo duros e a posição de condução bastante alta, ainda que depois de algum trabalho seja possível encontrar uma posição confortável.
Mas não espere que esta Zafira se afirme como um modelo dinâmico e isso fica evidente sempre que "atacamos" uma curva com uma dose mais elevada de confiança. A carroçaria balança e sentimos a transferência de massas, ainda que esta proposta esteja "recheada" de tecnologia e de auxiliares de condução, entre eles o sistema "IntelliGrip" que ajuda a colocar a potência no chão.
Sem dúvida interessantes são as versões mais aventureiras modificadas pelos franceses da Dangel. Conseguimos testá-la numa pista todo-o-terreno e ficámos impressionados com a facilidade com que a Zafira (e também a Combo) ultrapassou os obstáculos preparados.
Mas há uma má notícia. É que as versões da Dangel não vão chegar ao nosso país, tudo por culpa da fiscalidade aberrante que prejudica (e muito!) este tipo de propostas.
A chegada da Opel Zafira Life ao mercado nacional está prevista para o próximo mês de Setembro, mas é natural que as encomendas abram pouco tempo antes. Os preços ainda continuam no "segredo dos deuses".