Lançado em 2018, o Honda Civic Type R continua em grande forma e a virar cabeças por onde passa. A imagem agressiva, suportada por vários elementos aerodinâmicos, não passa despercebida e é uma das principais razões para este ser um dos modelos mais desejados do segmento.
Mas com a concorrência cada vez melhor, será que os argumentos deste samurai ainda chegam para o colocar lá no topo, junto aos melhores? Este desportivo passou pela garagem do Aquela Máquina e nós tirámos todas as dúvidas. Abaixo contamos-lhe tudo.
A imagem muito agressiva combina com o carácter muito intenso deste modelo, que se faz notar por todos os lugares onde passa. A enorme asa traseira tem um enorme impacto visual e ajuda a manter a traseira no chão, tal como o difusor posterior que incorpora três generosas saídas de escape.
Apesar de apresentar uma dinâmica de exceção, o Type R não faz grandes cedências ao nível do espaço do habitáculo, que permite acomodar - sem qualquer dificuldade - quatro adultos. Já a bagageira tem uma capacidade de carga de 420 litros, um número bastante satisfatório.
Os bancos dianteiros vermelhos, de corte desportivo e com o logo Type R em destaque, prendem-nos sempre que queremos aproveitar tudo o que este Honda Civic Type R tem para nos oferecer, mas conseguem ser, ao mesmo tempo, muito confortáveis.
Quanto à suspensão, varia entre o modo "Comfort" e o mais radical "+R". No primeiro, este Type R consegue ser surpreendente civilizado e confortável. Já no segundo, com uma afinação bem mais firme, deixa-nos sentir todas as imperfeições do asfalto. E de que maneira!
Animado por um bloco de 2.0 litros i-VTEC Turbo, com quatro cilindros, que produz 320 cv de potência e 400 Nm de binário máximo, este Civic Type R é uma máquina muito especial. Fiel a uma caixa manual de seis velocidades que tem um escalonamento fantástico e uma precisão notável, precisa de apenas 5,8 segundos para chegar aos 100 km/h e tem uma velocidade de ponta de 270 km/h.
Levado ao limite, este Type R afirma-se como uma espécie de carro de competição para as estradas, revelando sempre uma rigidez assombrosa, uma afinação de chassis fantástica e, mais importante do que tudo, uma direcção precisa e com um feedback notável.
Sentimos que o motor está sempre disponível e raramente notamos o "turbo lag" nas acelerações, com que Type R a obedecer de imediato sempre que pisamos o pedal do acelerador. Pena a nota do escape não corresponder às emoções que a mecânica deste desportivo nos proporciona.
É um dos melhores desportivos de tracção dianteira do mercado e mesmo que esta não seja a versão actualizada, não temos dúvidas em dizê-lo. Há rivais mais poderosos, é certo, basta olhar para o Mercedes-AMG A45 S (leia aqui o ensaio completo) mas em termos dinâmicos, só o Renault Mégane R.S. Trophy-R - mais caro - dá réplica a este Civic Type R.
É fácil sentir uma ligação com este automóvel e olhar para ele como uma extensão do nosso corpo, tal a dinâmica empolgante que apresenta. Confortável o suficiente para ser usado no dia-a-dia, o Civic Type R marca pontos por ser um automóvel competente em quase tudo o que faz. E outra coisa não seria de esperar de um modelo de culto como este. É caso para dizer: ainda está aí para as curvas!
Ficha Técnica
Motor: 4 cilindros em linha
Cilindrada: 1996 cc
Potência Máxima: 320 cv (6.500 rpm)
Binário Máximo: 400 Nm (2.500-4.500 rpm)
Velocidade Máxima: 270 km/h
0-100 km/h: 5,8 s
Consumo Médio: 8,5 l/100 km
Emissões CO2: 193 gr/km
Preço desde: 51.750 euros
+ Consumos: fizemos médias de consumo abaixo dos 9 l/100 km e isso é notável
- Escape: nota musical do escape merecia uma assinatura mais personalizada
Miguel Dias