A nossa passagem pelo Norte de Itália, onde conhecemos as versões Trailhawk do Jeep Compass e Cherokee, também serviu para um primeiro contacto com o novo motor 2.0 turbo a gasolina do Wrangler.
Em Novembro do ano passado já tínhamos testado o 2.2 MultiJet II turbodiesel de 200 cv e 450 Nm de binário, e na altura ficámos impressionados com o rendimento, sobretudo em auto-estrada. Mas agora, alguns meses depois, "deitámos" as mãos a um Wrangler com o novo bloco a gasolina de 2.0 litros com 270 cv e podemos assegurar que a diferença é enorme.
Quem compra um Wrangler quer um veículo diferente e divertido, seja num trilho mais complicado ou num espaço urbano, e este motor 2.0 a gasolina sobrealimentado de quatro cilindros em linha faz com que isso seja ainda mais verdade. A resposta é muito mais imediata e isso fica claro desde o primeiro momento em que aceleramos.
A versão que conduzimos (em estrada) era a Sahara de quatro portas (nível de equipamento Overland), que combina este bloco 2.0 a gasolina com uma caixa automática de oito velocidades. A Jeep reivindica uma velocidade máxima de 180 km/h e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 7,6 segundos, menos 2 segundos do que o registo do Sahara 4P com motor 2.2 diesel.
Quanto aos consumos, a marca norte-americana fala em 9 litros por cada 100 km e nós podemos assegurar que não é difícil ficar próximo desse registo. Como não poderia deixar de ser, a proposta com motor diesel tem um rendimento mais "verde", mas isso está longe de ser um impedimento para quem está no mercado há procura de um veículo com as credenciais do Wrangler.
O Wrangler está como peixe na água fora de estrada e a Jeep fez questão de nos mostrar isso mesmo, desenhando um exigente percurso todo-o-terreno numa pedreira. Neste exercício conduzimos a versão Rubicon (2P) com motor diesel e as capacidades do Wrangler fora de estrada ficaram evidentes.
E porque em "equipa que ganha não se mexe", a receita do Wrangler continua a ser a mesma que o tornou no veículo icónico que conhecemos e na proposta mais radical da Jeep. Ainda assim, é fácil notar que a receita foi melhorada e que o Wrangler é, cada vez mais, melhor a fazer mais coisas.
Mas se o rendimento fora de estrada está longe de ser uma surpresa, afinal é esse o DNA do Wrangler, o mesmo não se pode dizer do comportamento em estrada, onde este Jeep está cada vez melhor. Além de todo o trabalho feito ao nível da suspensão, com braço de controlo lateral e quatro braços longitudinais na dianteira e dois braços superiores e dois inferiores e uma barra em tubo para controlo lateral do eixo na traseira, destaca-se ainda a arquitectura do chassis e a nova transmissão automática de oito velocidades.
O Wrangler transforma-se rapidamente em um descapotável e isso aumenta ainda mais a diversão de um modelo que está disponível com diversas combinações de tejadilho, incluindo capota rígida, capota maleável, sem capota ou capota eléctrica.
Este é, sem dúvida, o factor "mais" do habitáculo do Wrangler, que continua a assumir um compromisso quase perfeito entre a tecnologia e os elementos modernos com as linhas e os detalhes do passado. O ecrã central (táctil) tem o sistema Uconnect instalado e está disponível com duas medidas: 7 ou 8.4 polegadas. Em ambos os casos é rápido (e fácil) emparelhar o smartphone, quer seja através do Apple CarPlay ou do Android Auto.
O Wrangler de quarta geração é "o mais seguro de sempre". Quem o diz é a própria Jeep, que revela que essa foi uma das maiores preocupações para este modelo. Pela primeira vez num Wrangler está disponível o "Pack Safety", que inclui Alerta de Colisão Frontal e Cruise Control Adaptativo.
A isso ainda se acrescenta um sistema de motorização de ângulos mortos com detecção de veículos em aproximação posterior, park assist dianteiro e traseiro, câmara de visão traseira com grelha de linhas dinâmicas, controlo eléctrico de estabilidade com sistema electrónico anti capotamento e quatro airbags de série.
O novo Wrangler está disponível com uma nova cor "Bikini" e é proposto em três níveis de equipamento distintos: Sport, Sahara e Rubicon, todos disponíveis em versões de duas e quatro portas.