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Ao volante do Porsche Panamera 4 E-Hybrid Sport Turismo

09:35 - 01-11-2017
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Há cinco anos que o esperávamos, desde a sua aparição, como "concept", no salão de Paris de 2012! Pelas reacções, na altura, a Porsche percebeu que teria mesmo de o fazer, mas esperou pela renovação do Panamera para lançar esta versão Sport Turismo. Que chega agora a Portugal (primeiras entregas a 6 de Novembro), custando cerca de 3 a 5 mil euros mais que a berlina correspondente. Pudemos experimentar a opção mais racional, a E-Hybrid, que por mais 1300 € que a versão mais barata, oferece mais 132 cv e a opção de fazer quase 50 km… sem gastar pinga de gasolina!

É este o ponto forte do Panamera Sport Turismo (daqui em diante apenas Sport Turismo…) e por isso tão aplaudido quando apareceu enquanto protótipo. A Porsche foi inteligente e mexeu-lhe o menos possível, pois a sua forma permanece actual e muito atraente. Não deixa de ser curioso que, com a modernização da traseira da segunda geração do Panamera que se tornou muito mais desportiva, as diferenças acabem por não ser abissais, sensação também reforçada pelo facto de as dimensões de ambos os modelos serem exactamente as mesmas.

Mas este Sport Turismo ganha um ar mais desportivo pela inclinação do pilar C e pelo menos comprimento do volume traseiro, com o óculo encimado pela asa traseira activa que adopta três posições: Eco (- 7º) até aos 170 km/h; Sport (+ 1º) acima dos 170 km/h; e Máxima (26 º) quando se rola com o texto panorâmico aberto, acima dos 90 km/h.

HABITÁCULO. Por dentro, este Sport Turismo é rigorosamente igual ao Panamera… nos lugares da frente, onde mantém os bancos muito envolventes, a magnífica posição de condução, os instrumentos redondos bem à frente dos olhos e, claro, o comando para colocar o carro em funcionamento (já não é a chave mas também não é um botão) à esquerda, como é tradição na Porsche. A diferença neste E-Hybrid é que se acciona o comando… e não se ouve nada porque esta versão liga-se sempre em modo eléctrico.

Atrás, recebe uma consola bastante mais baixa e que não se prolonga até ao banco traseiro porque este pressupõe a ocupação por mais um passageiro que a berlina que é feita só para dois. Louve-se a sinceridade da Porsche que não anuncia o Sport Turismo como um carro de cinco lugares mas de… 4+1, pois o do meio é só mesmo para viagens não muito longas, por se tratar de um espaço entre as duas poltronas laterais e sem muito espaço para as pernas…

Por fim, a grande diferença, está na mala. Não propriamente no portão de abertura eléctrica que isso o Panamera também tem. Mas começa logo no plano de carga que é 14,3 cm mais baixo, a que se junta a maior volumetria (mais 50 litros) e a funcionalidade de se poderem rebater as costas dos bancos traseiros (proporção 40:20:40) para atingir um volume máximo de 1390 litros.

AO VOLANTE.  Tendo as mesmas dimensões do Panamera e não alterando a forma da carroçaria, de forma significativa, o centro de gravidade, este Sport turismo tem, essencialmente, um comportamento dinâmico semelhante ao da berlina. Ou seja, muito pouco… "berlinesco", mais desportivo, mais próximo do de um 911 do que do automóvel de cariz (aparentemente) familiar.

É, de facto, um prazer explorar não só o poderio da mecânica híbrida, quando trabalha em conjunto face às mais exigentes solicitações, mas também a rapidíssima caixa automática de oito velocidades PDK e um chassis soberbo, com suspensão pneumática ajustável e o Porsche Stability Management (PSM) sempre vigilante para nos auxiliar em eventuais exageros… Porque sempre são 462 cv, mesmo que distribuídos pelas quatro rodas, de forma variável entre os dois eixos, em função da aderência.

Mas este Panamera 4 E-Hybrid Sport Turismo é automóvel de personalidade dupla e qualquer delas interessantes. Pois tanto consegue ser um carro desportivo e que nos leva a adrenalina aos píncaros pela forma como consegue acelerar e curvar, como se pode tornar num "mestre do disfarce" que passa pelas ruas sem que se dê por ele, em total silêncio…

Com uma bateria de 14 kWh recarregável – o "bocal" para o carregamento fica exactamente no mesmo sítio do do depósito da gasolina, mas do outro lado –, o E-Hybrid consegue fazer cerca de 50 km no modo eléctrico, desde que se ande com cuidado. Mas também consegue "habilidades" como chegar aos 140 km/h ou acelerar até aos 60 km/h em 5,8 s só com a ajuda da electricidade, embora nestes casos a autonomia diminua drasticamente.

O volante tem um comando rotativo em que se seleccionam os vários modos de funcionamento do Sport Turismo – pode até guardar-se a carga da bateria para quando se chegar à cidade, onde faz mais sentido utilizar o modo "emissões zero" –, com um botão ao meio que, pressionado, dá por alguns segundos, o poderio máximo da mecânica que pode ser fundamental para escapar de alguma situação de maior aperto.

De facto, este sistema da Porsche parece ter pensado em tudo… E os homens do produto da marca alemã também, agora que reforçaram o Panamera com este fantástico Sport Turismo que, entre nós, deverá representar cerca de 30% das vendas do modelo. Já só falta mesmo fazerem o muito falado (mas nunca assumido…) grande "coupé" de motor dianteiro também com base no Panamera!

Ficha técnica

Motor a gasolina                                       V6 biturbo

Cilindrada (cc)                                            2 894

Potência máxima (cv/rpm)                   330/5 250 – 6 500

Binário máximo (Nm/rpm)                   450/1 750 – 5 000

Motor eléctrico                                         Síncrono

Potência (kW-cv/rpm)                           100-136/2.800

Binário (Nm/rpm)                                    100 – 2.300


Desempenho conjunto

Potência (cv/rpm)                                    462/6.000

Binário (Nm/rpm)                             700 Nm/1.100-4500

Velocidade máxima (km/h)                           275

0 a 100 km/h (s)                                         4,6

Consumo médio (l/100 km)                          2,6

Emissões de CO2 (g/km)                              59

Preço (€)                                                 120.097

+ FUNCIONALIDADE. Que raio de coisa para se destacar num Porsche!, poderá pensar-se. Pois, mas se este Sport Turismo tem todas as imensas qualidades do Panamera e ainda lhe junta a funcionalidade da maior bagageira e de poder levar mais um ocupante, o que se há-de realçar?...

- OS "À PARTES"... É recorrente este "senão"… Uma coisa são aqueles 120 mil euros de preço, outra é o que se paga para ter este Panamera Sport Turismo com um equipamento digno de um Porsche e a lista de opcionais tem um lado direito de restaurante de muitas estrelas Michelin!

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