A BMW tem uma longa tradição no campo dos coupés, mas só nos anos 90 assumiu o estilo clássico dos 2+2 (à antiga) com um capot longo. É uma imagem que não deixa ninguém indiferente: basta reparar nas cabeças que se viram quando estamos ao volante do M850i.
DESIGN. Este coupé é grande nos seus mais de 4,8 metros. O estilo tem a ver com o ADN da BMW e as suas linhas fluidas, desportivas e elegantes, não passam despercebidas. A imagem parece feita à medida do mercado americano, mas o carácter tem muito a ver com modelos como o Porsche 911 ou os Aston Martin.
Tudo foi pensado para sublinhar a imagem e maximizar as performances. É o caso do tejadilho opcional em carbono (+2.530 €), que tem um papel mais activo do que todos os detalhes da carroçaria (espelhos, asas, difusores, etc.) que fazem parte do "Pack M Carbon" (+3.445 €).
HABITÁCULO. O interior merece aplausos. A imagem é tão requintada como desportiva, marcada pelo couro dos forros e estofos, pela qualidade dos bancos (super-confortáveis) estilo baquet que criam um ambiente de bom gosto que pode ser enriquecido com vários opcionais.
Este é um coupé, mas contrariamente ao que acontece com muitos dos seus concorrentes, não cria problemas de acessibilidade para os ocupantes dos bancos dianteiros. Aceder aos traseiros já não é a mesma história, já que o espaço é tão reduzido que pode ser considerado como desprezível. Mas o volume da bagageira acaba por ser importante e os 420 litros oferecidos são uma referência para este tipo de veículos.
MOTOR. A BMW poderia ter ido mais longe com o motor 4.4 V8 biturbo de 530 cv e 750 Nm, mas optou por um caminho menos radical, que abre espaço para o
M8. Mas as performances anunciadas são brilhantes: 3,7 segundos para passar de 0 a 100 km/h, graças ao "launch control" e à tracção total permanente que coloca todos os "cavalos" no chão.
Por outro lado, aplaudimos o conforto inquestionável nos modos de condução "ECO" e "Comfort" e brilhante nos modos "Sport", onde tudo se altera, desde a resposta do motor à rapidez da passagem das velocidades e à assistência da direcção para potenciar a dinâmica de condução, sem beliscar a qualidade de vida a bordo.
Em estrada, com as condições ideais de aderência, a tracção pode ser 100% atrás. Mas se elas se alterarem numa condução mais agressiva em estradas secundárias, a gestão electrónica entra ao serviço e uma embraiagem multi-disco garante potência necessária às rodas dianteiras. Isso ajuda a inserir o carro em curva e até permite desfrutar de algum escorregamento da traseira na saída em aceleração.
Mas o M850 i está "de olho" no condutor e, para potenciar a estabilidade direccional, as rodas traseiras podem variar o seu ângulo de incidência até 2,5 graus no sentido oposto ao das dianteiras até 72 km/h, ou até 88 km/h no modo "Sport".
O resultado é mais do que eficaz. Aplaudimos esta panóplia de ajudas que contribuem para controlar os 530 cv disponíveis, mas já não gostámos tanto da dos travões. São eficazes, mas é notório o "peso" da inércia na travagens mais violentas e não sentimos a potência da resposta que impressiona em qualquer Porsche.
Mas este é apenas um detalhe num grande coupé que tem todos os argumentos para se afirmar pela diferença, e não são todos os desportivos que o conseguem fazer.
Num modelo com estas características, os consumos estão longe de ser o mais importante, mas a título de curiosidade, podemos dizer que cumprindo todos os limites de velocidade, é possível realizar médias na casa dos 12,0 litros/100 km. Mas, transgredido, não é difícil ir para perto dos 20 litros/100 km...
FICHA TECNICA
Motor : V8 biturbo
Cilindrada: 4.395 cc
Potência máxima: 530 cv/6.500 rpm
Binário máximo: 750 Nm/1.800-4.600 rpm
Velocidade máxima: 250 km/h (limitada)
0 a 100 km/h: 3,7 s
Consumo médio: 9,8 l/100 km
Emissões de CO2: 224 g/km
Preço da versão ensaiada: 183.480 €
+ PROPOSTA. É bom saber que ainda há caminhos diferentes no mundo dos coupés desportivos.
- FISCALIDADE. Quem o comprar deve saber que o preço base é de 97.300 €, mas tem que juntar mais 63.890 € para o Ministério das Finanças...