A BMW renovou profundamente o Serie 7. Há alterações na imagem, nas motorizações, no equipamento e nos conteúdos tecnológicos associados ao info-entretenimento. Mais parece um novo modelo do que um restyling.
DESIGN. As diferenças na imagem são mais do que evidentes na zona frontal. O novo capot estende-se até à grelha, que assumiu um volume imponente 40% superior à anterior. A frente é mais alta (55 mm), mas os grupos ópticos mais estreitos. O pára-choques foi redesenhado e o spoiler integra novas tomadas de ar.
A imagem do perfil evoluiu graças a detalhes de design e há novas propostas ao nível das jantes. Os grupos ópticos traseiros, com uma imagem luminosa tridimensional, são mais estreitos e estão ligados por um friso. As novas saídas de escape ajudam a fazer a diferença na forma. O Serie 7 já era grande, mas cresceu 22 mm e tem 5,12 ou 5,26 metros de comprimento nas versões "normal" e de chassis longo, respectivamente.
MOTORES. A marca de Munique continua a apostar nas propostas a gasolina e diesel, mas também está disponível um híbrido Plug-in. As propostas diesel passam pelo motor seis cilindros de 3.0 litros de cilindrada que oferece 286, 320 ou 400 cv.
No campo dos gasolina há blocos de seis, oito e 12 cilindros com potências que vão dos 394 aos 585 cv. O 3.0 de seis cilindros em linha está associado a um motor eléctrico numa proposta híbrida Plug-in com 394 cv de potência combinada e uma autonomia 100% eléctrica de 50 ou 58 km, de acordo com o tamanho da carroçaria. Todos os motores estão associados a uma caixa automática Steptronic de oito velocidades e os mais potentes poder ter tracção total permanente xDrive.
O painel de instrumentos digital, configurável a gosto, é um ecrã de 12,3 polegadas de série associado ao ecrã central de 10,25 polegadas que inclui a navegação, funções associadas à condução e info-entretenimento. O novo sistema operacional 7.0 garante a rapidez da resposta e está associado ao sistema de controlo por voz.
A bagageira oferece 515 litros de volume em todas as versões, salvo no caso do híbrido que perde espaço com a montagem das baterias do motor eléctrico, pelo que a sua capacidade não vai além dos 420 litros.
AO VOLANTE. Tivemos a oportunidade de guiar o 750 Li (chassis longo) com o novo motor V8 de 4,4 litros de cilindrada de 530 cv de potência, e podemos afirmar que gostámos…
A BMW reajustou a gestão electrónica da suspensão adaptativa para permitir que ela possa responder às exigências dos motores mais potentes. Não nos podemos esquecer que a potência vai dos 286 cv do menos potente dos diesel até aos 585 cv do V12 a gasolina. Cada um tem as suas exigências e exige um hardware específico.
A auto-estrada é o habitat natural para um automóvel com estas dimensões. É um grande rolador. Mas temos de admitir que ficámos bem impressionados com a sua agilidade nas estradas sinuosas com curvas encadeadas que surgem nas serras do Algarve. O "segredo" passa pelo sistema (opcional) auto-direccional ("Integral Active "Stering") das rodas traseiras, que variam a incidência em sentido contrário das rodas dianteiras.
Num automóvel com estas características, que muitas vezes nem é guiado pelo seu proprietário mas pelo seu motorista, o conforto é fundamental e ele é inquestionável mesmo quando se troca o "Modo Comfort" pelo mais dinâmico "Modo Sport". Já lá vai o tempo em que os BMW de carácter mais familiar tinham uma suspensão dura e seca. O sistema opcional de barras estabilizadoras activas ("Executive Drive Pro") é uma mais-valia.
Os vidros têm mais espessura para maximizar a insonorização, o que também contribui para o conforto e isso é bem evidente ao volante do 745 e (híbrido). Em modo 100% eléctrico apenas se ouve o silêncio. Esta proposta é muito agradável. Tivemos um curto contacto com a condução do novo híbrido Plug-in e, se os 394 cv de potência combinada não são impressionantes, garantem uma condução dinâmica. Não é a mesma coisa que desfrutar do potencial do V8 de 530 cv, mas é um bom compromisso para um veículo de prestígio como este Serie 7.
PREÇOS
745e: híbrido, 394 cv – 115.000 €
730 d: 3.0, 265 cv – 123.000 €
740 d: 3.0, 320 cv, xDrive – 134.000 €
750 d: 3.0, 400 cv, xDrive – 158.000 €
Chassis Longo
745 Le: híbrido, 394 cv, xDrive – 117.300 €
750 Li: V8, 530 cv, xDrive – 166.000 €
M760 Li: V12, 585 cv, xDrive – 240.200 €
730 Ld: 3.0, 265 cv – 127.000 €
740 Ld: 3.0, 320 cv, xDrive – 137.300 €
750 Ld: 3.0, 400 cv, xDrive – 169.700 €