O Mitsubishi Outlander deve parte do sucesso na Europa à
versão híbrida PHEV. Mas o maior modelo da marca nipónica no nosso país – a par da pick-up L200 – também está disponível com um motor a gasolina de 2.0 litros e 4 cilindros que produz 150 cv e 195 Nm.
Este bloco surge acoplado a uma caixa automática CVT de 6 velocidades que permite acelerações dos 0 aos 100 km/h em 12,1 segundos e uma velocidade máxima de 192 km/h.
Não é um registo excitante mas esse não é o principal objectivo deste modelo, que se afirma como uma escolha consciente para quem procura um automóvel com sete lugares e muito espaço útil.
AO VOLANTE. A experiência ao volante do Outlander Kaiteki mostrou que é possível registar médias de consumos mistos na casa dos 6,7 l/100 km, mas este número obriga a uma condução bastante contida. Em auto-estrada os valores disparam para os 7,8 l/100 km.
A condução do Mitsubishi Outlander destaca-se pelo conforto e para isso muito contribui a direcção suave, a caixa automática CVT e a suspensão MacPherson com barra estabilizadora na dianteira e do tipo ‘Multi Link’ na traseira. A suspensão é muito competente na hora de absorver as irregularidades do asfalto e isso reflete-se na condução do Outlander.
Andámos por estradas mais regulares, na auto-estrada, e por caminhos mais desafiantes, mas o Outlander mostrou-se sempre confortável com os desafios que lhe fomos "atirando".
DESIGN. No que à imagem diz respeito, são notórias algumas alterações, nomeadamente na secção dianteira. Ainda assim, estas mudanças estão longe de ser radicais.
O mesmo se verifica no habitáculo, que é marcado por um ecrã táctil de sete polegadas – compatível com Apple CarPlay e Android Auto – muito intuitivo e por um consola central "bem arrumada". A posição de condução (elevada) é muito confortável e os bancos registam um bom compromisso entre conforto e apoio lateral.
O Outlander Kaiteki está disponível com três filas de bancos e consegue acomodar até sete ocupantes. Os bancos da terceira fila não são de fácil acesso e roubam espaço à bagageira, mas o espaço útil do habitáculo merece aplausos. Este é mesmo um dos maiores trunfos de um SUV que foi feito a pensar nas famílias aventureiras mais numerosas.
O Mitsubishi Outlander Kaiteki está disponível em Portugal por um preço que começa nos 33 mil euros.
Ficha Técnica
Motor: MIVEC de 4 cilindros a gasolina
Cilindrada: 1998 cc
Potência Máxima: 150 cv/6000 rpm
Binário Máximo: 195 Nm/4200 rpm
Velocidade Máxima: 192 km/h
0-100 km/h: 12,1 s
Consumo Médio: 7,1 l/100 km
Emissões CO2: 163 g/km
Preço desde: 33.000 euros
+ Espaço. O Outlander é um SUV feito à medida das famílias mais numerosas
- Performances. Nos regimes mais baixos ficamos com a sensação de que o binário podia ser superior