A nova geração do Dacia Duster foi apresentada em Novembro do ano passado, mas só vai estar disponível em Portugal no próximo dia 29, porque a marca teve que dar a volta à aberração do sistema de portagens do nosso país para evitar que este SUV passasse a ser taxado como Classe 2 nas versões 4x2.
Os novos Duster chegam dia 29 de Junho ao mercado nacional com um preço desde os 16.650 euros para o 1.2 TCe de 125 cv a gasolina e 19.650 euros da opção 1.5 dCi de 125 cv.
DESIGN. Quase tudo se alterou sem nada se alterar. Parece um paradoxo, mas as diferenças têm de ser vistas como uma alteração no aspecto, agora com uma imagem mais musculada, poucas novidades na volumetria (4,34 metros de comprimento), que apenas se alterou em milímetros, e num estilo inconfundível.
Os faróis (com LED’s diurnos) surgem nas extremidades da carroçaria e estão casados com a grelha dianteira com maior impacto visual, criando uma imagem de largura (1,8 metros) maior do que na realidade tem.
Uma linha de cintura mais elevada afirma a robustez e a imagem das "protecções" anteriores e traseiras, os plásticos nas cavas das rodas (onde se destacam jantes que pode chegar às 17 polegadas) e as barras de tejadilho integradas na imagem da carroçaria marcam o estilo, da mesma forma que o desenho dos grupos ópticos traseiros surge como uma nova assinatura.
HABITÁCULO. As maiores alterações surgem no interior. É evidente o "upgrade" na qualidade dos materiais, na ergonomia e no equipamento de série ou opcional. Há três níveis de equipamento: "Essential", "Comfort" e "Prestige", e isso faz a diferença .
É certo que uma proposta onde o preço é o grande argumento, não se podem esperar requintes que custam dinheiro. Mas a evolução é grande e evidente no novo volante multi-funções, nos bancos dianteiros com maiores regulações (extensíveis ao volante) e no cuidado como foi equacionada a oferta de espaço, que passa por muitos porta-objectos que potenciam a funcionalidade.
Novos comandos por teclas no painel central, ar condicionado automático (opcional), sistema de estacionamento automático, para já não falar de câmaras que permitem controlar o Duster a 360 graus, mostram que a marca não abdica da vanguarda tecnológica, mesmo que ela tenha de ser paga à parte. O ecrã MediaNav Evolution surge numa posição mais elevada (nem sempre visível com os reflexos do sol).
O carácter familiar é sublinhado pela bagageira com 445 litros nas versões 4x2 e 411 litros nas propostas 4x4. Os bancos traseiros podem ser rebatidos (60:40), permitindo chegar a um volume de 1.478 litros.
Dacia Duster: já guiámos a nova geração que chega no final do mês
MOTORES. O Duster chega a Portugal com um motor TCe a gasolina com 125 cv, apenas com tracção 4x2, para além do diesel dCi de 120 cv, um diesel que propõe opções 4x2 ou 4x4. Mais tarde surge uma proposta SCe de 115 cv gasolina-GPL. Todos os motores estão associados a uma caixa de seis velocidades manual.
CHASSIS. A opção da Dacia pelo conforto é semelhante à aposta da Renault e vai ao encontro do carácter familiar assumido. Isso é tão evidente no campo da suspensão como na assistência da direcção. No nosso país, para poder homologar a versão 4x2 em Classe 1, a marca francesa foi obrigada a repensar a suspensão, reduzindo a altura do SUV em dois centímetros. No 4x4 nada se alterou face à proposta original da Dacia, já que essa hipótese é sempre Classe 2.
AO VOLANTE. Tivemos oportunidade de guiar os novos Duster num percurso Lisboa-Vila Viçosa-Alandroal-Lisboa, com passagem por estrada e auto-estrada, para já não falar em algumas incursões radicais nos corta-fogos da serra de Ossa ou no desafio de descer às entranhas da terra, numa pedreira de mármore em Vila Viçosa.
Numa utilização "normal", o gasolina e o diesel equiparam-se. É certo que o TCe de 125 cv pode ser mais dinâmico para quem gosta de andar depressa em auto-estrada, mas o dCi de 110 cv tem mais genica nas reacelerações nos regimes intermédios que marcam a utilização em estradas secundárias.
É verdade que o gasolina é mais guloso. Realizámos médias na casa dos 9,2-9,5 litros/100 km com o TCe e ficámos por valores de 6,8-7,2 litros/100 km com o dCi, mas o diesel custa mais 3.000 euros. Vale a pena?... Cada um sabe de si e cada caso é um caso, porque só quem faça muitos quilómetros poderá rentabilizar a diferença de preço.
Gostámos dos dois motores, mas já não gostámos tanto de uma direcção super-assistida, que retira alguma sensibilidade, seja numa condução mais dinâmica, seja quando há ventos laterais fortes, com os quais nos debatemos. A insonorização também não é a melhor. Houve um progresso na filtragem do ruído dos motores (sobretudo o diesel), mas isso não é tão evidente com os ruídos aerodinâmicos, que subsistem.
Numa utilização tão radical como os corta-fogos da Serra de Ossa, temos de aplaudir o desempenho do Duster 4x2 (aquele que guiámos). O curso da suspensão absorve as irregularidades do terreno e a redução da altura ao solo, que a marca foi obrigada a fazer para cumprir com as normas da Classe 1, não impedem a progressão pelos maus caminhos. Só exigem mais cautela e atenção. Foi uma grata surpresa o desempenho num percurso onde outros SUV teriam dificuldades.
Mas a "cereja em cima do bolo" desta apresentação foi a descida às entranhas da terra, numa pedreira de mármore em Vila Viçosa. Na descida o sistema "Hill Assist" mostrou que o Duster 4x4 é um verdadeiro todo-o-terreno, e na subida, apesar dos pneus de estrada num piso enlameado e coberto de calhaus soltos, a tracção total permanente mostrou que este modelo não teme grandes desafios.
Depois do que vimos não temos dúvidas em afirmar: o 4x4 é o verdadeiro Duster, mesmo que isso custe mais 2.500 € do que as propostas equivalentes de duas rodas motrizes. O Dacia pode não ser um "puro e duro", mas não teme grandes aventuras, afirma toda a sua polivalência e, a este nível, se olharmos para a relação preço/proposta, não tem concorrentes no mercado.
PREÇOS
GASOLINA TCe 125 cv 4x2
Essential – 14.900 €
Comfort – 16.650 €
Prestige – 18.400 €
DIESEL dCi 110 cv 4x2
Comfort – 19.650 €
Prestige – 21.400 €
DIESEL dCi 110 cv 4x4
Comfort – 22.150 €
Prestige – 23.900 €