
















A Audi está cada vez mais apostada nos automóveis eléctricos e acaba de lançar em Portugal o e-tron Sportback, um SUV de cariz mais desportivo que promete uma autonomia superior a 400 quilómetros. Nós já o conduzimos e contamos-lhe tudo o que precisa de saber no vídeo abaixo.
Por comparação com o Audi e-tron convencional, o modelo que lhe serve de base, este Sportback apresenta uma silhueta mais agressiva e uma linha de tejadilho muito mais baixa, quase como se de um coupé se tratasse. O resultado é uma aerodinâmica ainda mais apurada, que permite optimizar ao máximo o rendimento deste eléctrico em estrada.
Conforto e espaço para todos
Apesar da linha de tejadilho ser muito baixa, a segunda fila de bancos oferece muito espaço ao nível da cabeça, fazendo com que viajar neste SUV eléctrico seja sempre uma experiência muito confortável. Quanto à bagageira, tem 555 litros de carga, que se somam aos 60 litros do compartimento de carga dianteiro.
Tecnologia para dar e vender
O leque tecnológico do e-tron Sportback, que paga sempre Classe 1 nas portagens, impressiona no exterior e dentro do habitáculo. Por fora, os espelhos retrovisores virtuais (opcionais) roubam todas as atenções. Por dentro, o que salta mais à vista são os cinco ecrãs a cores, onde se inclui o virtual cockpit atrás do volante e os dois ecrãs montados ao centro.
A versão que testámos, a 55 quattro, é a mais potente da gama e assenta em dois motores eléctricos (um na dianteira e outro na traseira) que produzem uma potência máxima equivalente a 408 cv e numa bateria de 95 kWh de capacidade. A Audi anuncia 412 quilómetros (WLTP) de autonomia, mas em condições de utilização reais é difícil ir além dos 320 quilómetros. Demora 8h30 min a carregar com uma potência de 11 kW.
Com mais de 2,5 toneladas, este é um automóvel bastante pesado e isso sente-se quando o conduzimos, sobretudo em curva, onde se nota algum rolamento da carroçaria. A dinâmica merece alguns apontamentos, ao contrário do conforto, que não encontra rivais no segmento, muito por culpa da fantástica suspensão pneumática adaptativa (de série).
A gama e-tron Sportback arranca nos 75.287 euros (versão 50 quattro) e as baterias têm uma garantia de 8 anos ou 160 mil quilómetros. Contudo, e reconhecendo a importância deste modelo para clientes empresariais, a Audi preparou duas versões abaixo dos 62.500 euros sem IVA.
Ficha Técnica
Motor Eléctrico Dianteiro: 184 cv (135 kW)
Motor Eléctrico Traseiro: 224 cv (165 kW)
Potência Máxima: 408 cv (300 kW)
Binário Máximo: 664 Nm
Bateria: 95 kWh
Autonomia: 412 km (WLTP)
Velocidade Máxima: 200 km/h
0-100 km/h: 5,7 s
Consumo Médio: 23,7 kWh/100 km
Preço desde: 88.436 euros
+ Conforto: é um "rolador" de excelência, qualquer que seja o piso
- Peso: é um automóvel pesado e isso faz-se sentir no comportamento dinâmico
Miguel Dias