O BMW iX é a nova montra tecnológica da marca alemã, com uma autonomia que chega até aos 630 quilómetros. Pensado de raiz para ser eléctrico, o SUV parece ter todos os trunfos para vencer num mercado cada vez mais concorrido.
O Aquela Máquina já experimentou a variante mais potente pelas estradas da serra de Sintra, e as sensações retiradas são mãos do que positivas.
Uma certeza é que este BMW iX xDrive 50, com dois motores eléctricos, não deixa ninguém indiferente na estrada, e esse é logo o primeiro aspecto positivo que dele se retira.
Verdade seja dita, não se encontram neste SUV os mesmos códigos estilísticos que existem nos outros modelos do construtor de Munique.
A estética é algo minimalista, mas com linhas fluidas e distintas, onde se destaca a enorme grelha dianteira que é já imagem de marca.
Todavia, neste caso serve para "esconder" todo o aparato tecnológico do modelo, composto pelo radar, câmara e outros sensores.
E, se ao longe as linhas do SUV parecem algo monolíticas, essa ideia é logo posta de parte quando nos aproximamos dele.
Concebido de dentro para fora, como sublinham os engenheiros da BMW, o SUV mede 4.953 mm de comprimento por 1.967 de largura e 1.695 mm de altura.
A bagageira oferece 500 litros de capacidade, que cresce até aos 1.750 litros com os bancos traseiros rebatidos.
Abertas as portas, percebe-se de imediato que a BMW não desistiu do slogan que enfatiza o prazer de conduzir.
As portas sem moldura são leves, muito graças à sua estrutura em fibra de carbono, usada para reforçar a estrutura em aço e alumínio.
O peso esteve no centro das atenções face a um SUV que pesa 2.585 quilos em vazio, muito devido à bateria de 111,5 kWh (105,2 kWh úteis) que o equipa.
Já a bordo, ficamos agradados pela luminosidade e pelo óptimo espaço disponível para os cinco ocupantes face à ausência do túnel central.
Nem menos se poderia esperar face a uma distância entre eixos de 3.000 mm, o que assegura conforto e largueza de movimentos.
Sim, o ambiente interno é tão surpreendente quanto as linhas externas, a começar pelo volante hexagonal e pelo painel flutuante, a juntar os visores de instrumentação e multimédia.
Com 12,3 polegadas para o primeiro e 14,9 polegadas para o segundo, são particularmente fluidos e ergonómicos graças às possibilidades de personalização.
Um BMW deve ser apreciado a partir do posto do condutor pela sua dinâmica e este iX xDrive 50 não foge à regra.
Alias, é fácil pensar que um SUV como este, a pesar mais de 2,5 toneladas, não é ágil o suficiente na estrada e no trânsito urbano. Nada mais errado, muito à conta dos dois pujantes motores eléctricos que dão tracção às quatro rodas.
Obviamente, a BMW não quer abrir mão da imagem dinâmica que os seus modelos têm em quaisquer circunstâncias de condução.
A menor pressão sobre o acelerador quase que nos prende aos assentos mas sem brusquidão, a dar-nos de imediato uma impressão de leveza.
Afinal, são 523 cv e 765 Nm colocados no solo que permitem lançá-lo dos zero aos 100 km/hora em 4,6 segundos.
Sim, são números que apenas se encontram num verdadeiro desportivo, embora a velocidade máxima esteja limitada a 200 km/hora.
Os ruídos do vento e da estrada permanecem inaudíveis ou equivalem a discretos sussurros, com a suspensão a absorver de forma eficaz as deficiências do piso.
Mesmo levado quase ao limite, o SUV manteve uma estabilidade perfeita, apesar do seu alto centro de gravidade. Esse é um dos "pecados" deste SUV, passe a ironia, ao convidar-nos a aumentar o ritmo como em qualquer BMW.
Não se sente a menor perda de tracção, mesmo em estradas com o alcatrão muito irregular, embora se tenha sentido alguma tendência de subviragem ao abusarmos um pouco mais.
As travagens são efectivas para atacar as curvas com dinamismo, e as acelerações são vivas sem se ter a ideia de que se vai perder o controlo.
Os consumos anunciados situam-se abaixo dos 20 kWh/100 km, mas do nosso lado registámos cerca de 27 kWh/100 km, muito devido a uma condução mais agressiva.
A regeneração da energia é eficaz, para cumprir os 630 quilómetros de autonomia anunciados. É mais do que suficiente para as viagens casa-trabalho-casa, com as recargas num carregador de 200 kilowatts a fazerem-se em 35 minutos.
São quatro os modos de regeneração mas é o adaptativo inteligente que se mostra mais eficaz, ao "ler" o tráfego e adaptar-se para conseguir os melhores números.
E, como é óbvio, está sempre disponível o modo B para uma regeneração máxima deenergia que até dispensa o pedal de travão para parar.
Sem dúvida que este BMW iX xDrive 50 se distingue pela sua versatilidade e polivalência, numa condução que acaba por mostrar-se bem divertida.
O conforto e a habitabilidade interior, assim como o desempenho e a qualidade dos equipamentos e das tecnologias estão ao nível de um SUV premium.
Claro que a estética exterior, em ruptura com o tradicional, pode dividir opiniões mas depressa ficam para trás face à qualidade de construção que ostenta.
Propulsão: dois motores eléctricos
Bateria: 111,5 kWh
Autonomia: até 630 km
Potência máxima: 385 kW / 523 cv
Binário máximo: 765 Nm
Transmissão: automática
Velocidade máxima: 200 km/hora
0-100 km/hora: 4,6 segundos
Consumo combinado: 19,8 kWh/100 km
Preço da versão ensaiada: a partir de 107 mil euros
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