Não há nada melhor do que terrenos difíceis para testar as potencialidades de um veículo. Aceitámos de bom grado o desafio da Range Rover para conhecer o novo Velar na Noruega, o país dos fiordes, e avaliar o potencial de um modelo que aposta numa utilização em estrada, mas não faz concessões ao nível do potencial fora dela...
HISTÓRIA. Em 1969, quando a Land Rover começou os testes daquele que viria a ser o primeiro Range Rover, escondeu o nome com o pseudónimo "Velar", que surgiu na frente da grelha onde os modelos actuais têm a designação Range Rover.
DESIGN. O Velar vem ocupar um espaço que estava vago entre o compacto Evoque e o Range Rover Sport, e assume um corte radical com a imagem dos outros modelos da marca. Talvez seja o mais elegante Range Rover de sempre. As suas linhas suaves e fluidas marcam a diferença face a qualquer outro Range Rover e, embora haja pontes (naturais) com os mais recentes Land Rover, surgem detalhes inovadores como os puxadores de portas retrácteis.
A evolução em termos da forma é tão impressionante que modelos apontados como elegantes como o "primo" Evoque, ou apreciados pela "postura" como o Sport, passaram a ter uma imagem "velha"...
DIMENSÕES. Com 4,8 metros de comprimento, tem uma carroçaria mais compacta do que o Porsche Macan, BMW X4 e Mercedes GLC. É 27 centímetros mais curto do que o seu irmão Range Rover Sport, mas só perde para ele 5 cm na distância entre-eixos (2,87 m).
HABITÁCULO. Os 2,874 metros de distância entre-eixos permitiram espaço e uma bagageira que oferece 673 litros de volume, que podem chegar aos 1.731 litros com os bancos rebatidos.
À elegância feita de simplicidade não falta o requinte do couro e a nobreza das madeiras, ou a modernidade de soluções ecológicas desenvolvidas em parceria com a Kvadrat, uma empresa nórdica com tradição na criação de têxteis e materiais recicláveis (como garrafas de plástico) utilizados pelos mais reputados decoradores.
Mais do que uma alternativa (o preço é o mesmo), é uma aposta para o futuro. Vimos a qualidade do tablier realizado com materiais recicláveis, os estofos e forros em têxteis e aplaudimos o resultado. Talvez não fossem a nossa primeira opção, mas gostámos da proposta...
Fomos à Noruega guiar o novo Range Rover Velar
MULTIMÉDIA. O sistema "Touch Pro Duo" reduz o número de botões e comandos. Alia uma espécie de "tablet" de controlo na consola central a dois ecrãs tácteis de 10 polegadas. Funciona ainda como interface para os smartphones e abre a porta às modernas soluções conectividade 4G. Os comandos são intuitivos e facilitam a condução.
MOTORES. As opções passam por três opções a gasóleo e outras tantas a gasolina. Do lado dos diesel temos os blocos 2.0 de 180 cv e 240 cv, para além do 3.0 V6 de 300 cv, uma proposta que impressiona com os seus 700 Nm de binário. No campo da gasolina surgem o 2.0 litros de 250 cv e 300 cv, e o 3.0 V6 de 380 cv.
Todos os motores têm acoplada uma caixa automática de oito velocidades e tracção total permanente (para já), o que não é uma boa notícia para o nosso país, onde os 4x4 sofrem as alcavalas da fiscalidade.
AO VOLANTE. A altura ao solo foi reduzida para melhorar o comportamento em estrada, mas o sistema pneumático (de série nos motores V6) permite avançar pelos maus caminhos, o que exige mais cuidado para quem utilizar as versões com molas helicoidais.
Ficámos indecisos entre apontar a elegância ou o comportamento dinâmico como o maior argumento do Velar. É fácil elogiar a elegância da forma, mas fomos facilmente cativados pelo comportamento dinâmico onde a estabilidade direccional merece aplausos e o conforto é uma grande mais-valia.
Na apresentação do Velar no norte da Noruega, só tivemos oportunidade de conduzir as versões mais potentes. É certo que o 2.0D de 180 cv não oferece uma relação peso/potência apelativa, apesar do argumento preço (desde 71 033 €), mas fomos conquistados pelo potencial do diesel 3.0 V6 de 300 cv. A capacidade de resposta a baixo regime de um bloco com 700 Nm de binário tem tudo para cativar qualquer um.
É certo que estamos a falar de um topo de gama no mercado nacional (desde 93 305 €), mas o seu desempenho merece todos os elogios e é muito mais equilibrado do que o 2.0 a gasolina de 300 cv (a partir de 75 570 €). Quanto a nós, é mais agradável do que o 2.0 de 300 cv (a partir de 75 570 €) e só é superado pelo potencial do 3.0 V6 a gasolina de 380 cv, cujo preço voa para lá dos 93 243 €, o que o coloca para lá da fasquia "normal" para este segmento.
Apesar de ter um aspecto de "dandy", o novo Velar continua a ser um Range Rover e, mesmo com jantes de 22 polegadas (saltos altos) não teme os piores caminhos – somos testemunhas....
O "Terrain Reponse 2" e o "All Terrain Progress Control" são uma ajuda tão importante como o arranque a baixas condições de aderência, para já não falar no controlo da descida de declives, que abre as portas das maiores aventuras aos mais inexperientes nestas andanças.
Para além disso, o "Intelligent Driveline Dynamics" (IDD) e o bloqueio dinâmico do diferencial traseiro permitem que o Velar seja uma referência ao nível das performances fora de estrada. Estamos convencidos que a esmagadora maioria dos compradores de um Velar não equaciona este tipo de utilização. Mas se o quiser fazer, pode ter a certeza de que não fica mal na fotografia...
Preços
Modelo
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Preço
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2.0D 180 cv 4x4 Automático
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Desde 71 033 €
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2.0D 240 cv 4x4 Automático
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Desde 77 957 €
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2.0D V6 300 cv 4x4 Automático
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Desde 93 305 €
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2.0P 250 cv 4x4 Automático
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Desde 68 200 €
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2.0P 300 cv 4x4 Automático
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Desde 72 570 €
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3.0P 380 cv 4x4 Automático
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Desde 93 242 €
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FICHA TÉCNICA
DIESEL
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Motor
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2.0 TD4
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2.0 SD4
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D300
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Cilindrada (cc)
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1 999
|
1 999
|
2 993
|
Potência máxima (cv/rpm)
|
180/4 000
|
240/4 000
|
300/4 000
|
Binário máximo (Nm/rpm)
|
430/1 500
|
500/1 500
|
700/1 500
|
Velocidade máxima (km/h)
|
209
|
217
|
241
|
0 a 100 km/h (s)
|
8,9
|
7,3
|
6,5
|
Consumo médio (l/100 km)
|
5,4
|
5,8
|
6,4
|
Emissões de CO2 (g/km)
|
142
|
154
|
167
|
GASOLINA
|
|
|
Motor
|
2.0
|
2.0
|
V6
|
Cilindrada (cc)
|
1 997
|
1 997
|
2 995
|
Potência máxima (cv/rpm)
|
250/5 500
|
300/ 4000
|
380/5 500
|
Binário máximo (Nm/rpm)
|
365/1 200
|
365/ 1 200
|
450/3 500
|
Velocidade máxima (km/h)
|
217
|
234
|
250
|
0 a 100 km/h (s)
|
6,7
|
6,0
|
5,7
|
Consumo médio (l/100 km)
|
7,6
|
7,8
|
9,4
|
Emissões de CO2 (g/km)
|
173
|
178
|
214
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