Estivemos no norte de Itália, nas margens do Lago de Garda, a conhecer as versões Trailhawk dos modelos Compass e Cherokee, um nível de equipamento que aumenta ainda mais as credenciais "off-road" destas duas propostas.
Esta passa a ser a versão mais radical do Jeep Compass, já que o Trailhawk está equipado com vários elementos específicos dedicados a uma utilização fora de estrada. Falamos do sistema 4x4 Jeep Active Drive Low, que realça as capacidades de tracção integral para conseguir uma relação de redução de 20:1 no modo Selec-Terrain Rock, da suspensão e jantes "off-road" e de uma protecção em aço sob a carroçaria.
Ao volante desta proposta é fácil sentir uma evolução face às restantes variantes do Compass (leia o ensaio ao Compass NightEagle), sobretudo fora de estrada, onde as versões Trailhawk ganham vida. A Jeep colocou a tecnologia ao serviço desta proposta e fez do Compass um SUV muito competente fora de estrada e bastante fácil de usar.
Esta versão convida a acelerar por "maus caminhos" e isso deve-se ao facto de transmitir uma sensação de maior robustez ao volante. A protecção inferior em aço contribui para isso, mas convém lembrar que esta versão oferece mais 2,5 cm de distância ao solo, para um total de 21,6 cm, e conta com um eixo traseiro desconectável e uma unidade de transferência de potência específicos para versões 4x4.
O Jeep Active Drive Low, um sistema 4x4 permanente que entra em acção quando é precisa a tracção das quatro rodas para garantir uma relação de redução de 20:1, é um dos destaques, já que consegue enviar a totalidade do binário disponível para qualquer uma das rodas. A tracção é depois optimizada de acordo com as exigências do percurso e com as condições meteorológicas pelo Jeep Selec-Terrain, sistema que disponibiliza cinco modos de condução distintos: Auto, Snow, Sand, Mud e Rock, sendo que este último é exclusivo do Trailhawk.
A oscilação da carroçaria é muito inferior ao que se podia esperar e isso são boas notícias para quando se leva o Compass Trailhawk para estradas que convidam a acelerar. Porém, importa dizer que isso não impede que a suspensão faça o seu trabalho e absorva as irregularidades do asfalto em terrenos mais "difíceis", e acredite que durante esta experiência ao volante passámos por alguns (ver galeria acima)…
Debaixo do capot está um motor diesel 2.0 MultiJet II de quatro cilindros com 170 cv de potência e 380 Nm de binário máximo acoplado a uma caixa automática de nove velocidades. A marca norte-americana reivindica um tempo de 9,5 segundos no exercício de aceleração dos 0 aos 100 km/h e uma velocidade máxima de 184 km/h. Quanto aos consumos, a Jeep fala num ciclo combinado de 6,6 litros e pela nossa experiência ao volante desta proposta garantimos que não é difícil cumprir este valor.
Além de credenciais "off-road" reforçadas, o novo Jeep Compass Trailhawk conta com uma imagem mais musculada e aventureira, fruto das novas protecções em plástico nos pára-choques e nas cavas das rodas, jantes de 17 polegadas, autocolante preto no capot e uma saída de escape cromada.
No interior encontramos a mesma personalidade arrojada, com a cor preta da pele técnica e do tecido a ser realçada por costuras vermelhas, e com bancos de regulação eléctrica do apoio lombar. Destaca-se ainda o painel TFT de 7 polegadas a cores e o sistema Uconnect de 8,4 polegadas compatível com Apple CarPlay e Android Auto.
A introdução do nível de equipamento do Trailhawk foi acompanhada pelo lançamento no mercado da gama de 2019 do Compass, que ganhou novos motores a gasolina e diesel (actualizados para cumprir as normas Euro 6D-Temp ) e cujo sistema de Uconnect de 8,4 polegadas é agora oferecido de série a partir do nível de equipamento Longitude.
Disponível nas habituais variantes Sport, Longitude e Limited, o Compass passa agora a contar com a Trailhawk (que descrevemos acima), NightEagle e "S", sendo que esta última é a proposta mais desportiva da família.
Os clientes podem escolher entre dois motores a gasolina e dois motores diesel, bem como dois tipos de caixas de velocidade: automática de nove relações e manual de seis velocidades.
A gama de motores a gasolina é formada pelo MultiAir2 1.4 Turbo de 140 cv de potência e 230 Nm de binário, acoplado a uma caixa manual de seis velocidades e com configuração 4x2, e pelo MultiAir2 1.4 Turo com 170 cv de potência e 250 Nm de binário, acoplado a uma caixa automática de nove velocidades que envia a potência às quatro rodas.
Por outro lado, a família diesel é composta pelo 1.6 MultiJet II com 120 cv e 320 Nm de binário (caixa manual de seis velocidades e tracção 4x2), pelo 2.0 MultiJet II com 140 cv de potência e 350 Nm (caixa manual de seis ou automática de nove com tracção 4x4) e pelo 2.0 MultiJet II com 170 cv e 380 Nm (caixa automática de nove velocidades e tracção 4x4) que equipa a versão Trailhawk.
A Jeep também aproveitou o momento para apresentar a versão Trailhawk do Cherokee, que já tinha revelado em Março, durante o Salão Automóvel de Genebra.
Tal como acontece com o Compass Trailhawk, esta versão aventureira do Cherokee completa a família do SUV de dimensões médias da Jeep e reforça o DNA "off-road" desta proposta. Esta novidade ganha ainda maior destaque pelo facto do Cherokee ter sido pioneiro, em 2014, das versões Trailhawk, a que se seguiu o Renegade, o Grand Cherokee e (agora) o Compass.
O visual mais agressivo é garantido pelas protecções em plástico nos pára-choques e nas cavas das rodas, pelas exclusivas faixas dianteira e traseira, pelas placas de protecção inferiores e pelo aumento de 2 cm da distância ao solo.
Este "upgrade" visual sugere de imediato que o Cherokke Trailhawk está pronto para os trilhos, mas isso fica mais evidente quando nos sentamos ao volante. A "culpa" é do diferencial traseiro autobloqueante que maximiza a tracção com relações de redução baixas para enfrentar os percursos mais difíceis, do sistema "Jeep Active Drive Lock" e do sistema de controlo de tracção "Jeep Selec-Terrain" com cinco modos distintos que se ajustam às várias condições: Auto, Snow, Sport, Sand/Mud e Rock (exclusivo no Trailhawk).
A alimentar o Cherokee Trailhawk está o novo motor a gasolina de 2.0 litros turbo que produz 272 cv de potência e 400 Nm de binário máximo que surge associado a uma caixa automática de nove velocidades. Estes números permitem acelerações dos 0 aos 100 km/h em 7,6 segundos e uma velocidade máxima de 177 km/h. A Jeep reivindica consumos combinados na ordem dos 9,4 litros por cada 100 quilómetros.