AQUELA MÁQUINA está nos Alpes Marítimos franceses para conhecer o novo Ford Fiesta Active, uma nova proposta de uma família de modelos que já está disponível no mercado nacional com as versões de três e cinco portas.
DESIGN. Em termos de imagem, a Ford fez a diferença com muito pouco. Só estamos a falar de alterações ao nível do spoiler dianteiro, de plásticos que protegem as cavas das rodas e seguem pelas embaladeiras para chegar a uma traseira onde o pára-choques e a "protecção" (no local do difusor) afirmam um estilo "aventureiro". As barras no tejadilho e a maior altura ao solo (18 mm) ajudam a marcar o visual de um modelo onde as vias também são ligeiramente (10 mm) mais largas.
CHASSIS. Não há alterações na plataforma, mas há uma adaptação da suspensão a uma utilização polivalente, embora sem exageros. Este é um "todos-os-caminhos light". As alterações passam pelo sistema hidráulico dos batentes dos amortecedores (mais suaves) para facilitar a absorção do impacto quando o piso é mais irregular. Por isso a geometria e a taragem das molas também foram revistas.
HABITÁCULO. O espaço interior da nova geração Fiesta já foi elogiado nas opções de três e cinco portas. O mesmo acontece com o volume da bagageira, que vai dos 303/292 litros a 984/1.093 litros, variando entre a configuração normal ou com os bancos rebatidos.
Também já foi destacado o compromisso preço/equipamento, mas não nos podemos esquecer que aquilo que faz a grande diferença custa dinheiro. Estão disponíveis duas opções, a Active e a Active + (ver preços abaixo)
O ecrã central pode variar entre 6,5 e 8,0 polegadas. O tamanho tem preço e faz toda a diferença, porque é o interface para o sistema de comunicação e entretenimento SYNC3, fácil de utilizar, mas também para o inovador sistema de som B&O PLAY com 675 Watts de potência, nove altifalantes e subwoofer.
MOTORES. As motorizações também não trazem novidades. Temos o 1.0 EcoBoost de três cilindros com potências de 85, 100, 125 cv, para além dos diesel 1.5 TDCI com 85 e 120 cv...
Tal como acontece nos restantes modelos da família, o EcoBoost a gasolina é uma grande alternativa com o seu dinamismo a baixo regime. Este motor não pára de nos surpreender, sempre que nos reencontramos. Ajuda a sublinhar a agilidade do chassis, permitindo uma condução segura a quem gosta de passear e, ao mesmo tempo, oferece mais a quem gosta de andar depressa.
Tal como nas versões de três e cinco portas, os mais agressivos vão pagar a factura e o consumo pode subir rapidamente, mas com a proposta de 100 cv é possível realizar médias próximas dos 7,3 litros/100 km.
O 1.5 TDCI de 85 cv é outra forma de abordar a questão. É mais "despachado" a baixo regime, mas não tem o mesmo dinamismo quando se anda mais depressa. É a eterna questão desse "palavrão" chamado binário. Mas permite garantir ritmos de condução tão elevados nas estradas secundárias (o seu habitat preferencial) como na auto-estrada e não é tão guloso em termos de consumo.
Como também é fácil admitir que apesar de menos potente, o diesel acaba por ser "mais motor", cada um sabe de si, é uma questão de fazer contas à vida...
AO VOLANTE. Na apresentação em França apenas tivemos a oportunidade de guiar o mais potente dos EcoBoost (140 cv), que até nem vai estar disponível em Portugal, apesar de ser um dos mais relevantes numa Europa que não paga os custos da nossa fiscalidade. Mas, com mais cavalos, até ficaram mais perceptíveis as diferenças entre a opção SUV e as de três e cinco portas.
Para quem já conduziu a nova geração do Fiesta não é uma surpresa, mas a maior altura ao solo (18 mm) não tem um reflexo evidente no comportamento em curva. A suspensão pode ser mais suave, mas o "rolamento" da carroçaria é diminuto e a estabilidade direccional garante a confiança ao condutor mais afoito.Se isto é verdade com 140 cv, será ainda mais evidente nas opções de 85, 100 e 125 cv.
PREÇOS
Gasolina
1.0 Active EcoBoost 85 cv – Desde 18.320 €
1.0 Active EcoBoost 100 cv – Desde 18. 777 €
1.0 Active+ EcoBoost 100 cv – Desde 20.201€
1.0 Active+ EcoBoost 100 cv automático – Desde 21.784 €
1.0 Active+ EcoBoost 125 cv – Desde 20.900 €
Diesel
1.5 TDCI 85 cv – Desde 21.844 €
1.5 Active+ TDCI 85 cv – Desde 23.471 €
1.5 Active+ TDCI 120 cv – Desde 24.395 €