A Ford mostrou o novo Focus em Abril e agora foi tempo de conhecer a versão de cinco portas nas estradas francesas dos Alpes Marítimos. A nova carrinha chegará lá para o final do ano.
A grelha dianteira é um sinal evidente da evolução na linguagem de design. O mesmo acontece com a inclinação do pilar dianteiro, que sublinha o dinamismo e o aspecto robusto do pilar posterior, vincando uma imagem de solidez. Na traseira os faróis com parte das ópticas em LED são como que uma nova assinatura.
As diferenças passam ainda pelo estilo específico de cada um dos níveis de equipamento que vão do Trend e Titanio ao desportivo ST Line e ao requintado Vignale. De acordo com cada um há diversas ajudas à condução como a assistência activa ao estacionamento, "cruise control" com Stop & Go (capacidade de parar o carro), reconhecimento de sinais, manutenção na faixa de rodagem, sistema de iluminação dianteira adaptativa com iluminação em curva preditiva e com base em sinais de trânsito, alerta de cruzamentos com travagem activa, entre muitos outros.
Tal como a versão de cinco portas, a carrinha também evoluiu. Tem uma imagem desportiva, marcada pelo tejadilho descente, no sentido da traseira, que recorda os coupés.
Tudo o resto está concentrado no ecrã central táctil com oito polegadas, incluindo a conectividade onde se destaca o modem FordPass que permite transformar o habitáculo num "hot sport" WiFi para até 10 aparelhos. Estão disponíveis funções que permitem a localização do veículo, aceder remotamente para saber o seu estado ou o sistema e-call.
CARROÇARIA. O novo Focus foi realizado com base na moderna plataforma C2, o que permitiu dilatar a volumetria e melhorar o comportamento dinâmico e até o conforto. A distância entre-eixos cresceu 53 mm o que permitiu dilatar o espaço interior, embora as restantes dimensões pouco se tenham alterado.
O cinco portas tem mais dois centímetros de comprimento, mas mantém a largura (1,825 m) e a altura (1,481 m). Mas a carrinha cresceu 11 centímetros, embora a altura e a largura não se tenham alterado.
As grandes mudanças surgem no volume das bagageiras. A versão de cinco portas passa a oferecer 375 litros, que podem chegar aos 1.354 litros com os bancos traseiros rebatidos (60:40), enquanto que na traseira o volume vai dos 608 aos 1.653 litros.
CHASSIS. O novo Focus tem dois tipos de suspensão traseira. Uma mais económica com um eixo de torção, disponível com os motores menos potentes ou menos equipados e um eixo multibraços de série nas carrinhas e disponível nas propostas mais potentes e mais ricas em equipamento, que também oferecem um sub-chassis que permite filtrar as irregularidades do piso e melhorar o comportamento dinâmico.
O novo sistema CCD (Controlo Contínuo do Amortecimento) opcional, monitoriza em cada dois milissegundos o desempenho da suspensão, carroçaria, travões e direcção, adaptando os amortecedores para maximizar o conforto e as reacções dinâmicas. As versões que contam com o CCD dispõem de três modos de condução: Normal, Sport e Eco.
AO VOLANTE. Guiámos o cinco portas com o motor 1.0 EcoBoost de 125 cv e a carrinha com o motor 1.5 TDCI de 120 cv e em qualquer dos casos só podemos aplaudir a qualidade do chassis que garante um comportamento dinâmico exemplar e um conforto à medida do que se espera de um familiar.
Em ritmo de passeio é possível realizar consumos abaixo dos 7,0 litros/100 km, mas com uma condução mais dinâmica eles vão por aí acima sem qualquer dificuldade.
Já não gostámos tanto do 1.5 TDCI diesel de 120 cv e 300 Nm entre as 1.750 e as 2.250 rpm. Abaixo das 2.000 rpm o motor é preguiçoso, e se as rotações descerem ainda mais numa condução em estrada sinuosa e inclinada, abaixo das 1.500 rpm é necessário engrenar a primeira. Em estradas secundárias é necessário recorrer constantemente à caixa de velocidades e isso acaba por fazer subir os consumos. Sem grandes exageros realizamos médias na casa dos 7,7 litros aos 100 km, o que está longe de ser uma referência.
PREÇOS
5 Portas
Trend – 1.0 EcoBoost 100 cv: 21.771 €
Trend – 1.5 EcoBoost 120 cv: 26.800 €
ST-Line – 1.0 EcoBoost 125 cv: 24.143 €
ST-Line - 1.5 TDCI 120 cv: 28.219 €
Titanium – 1.0 Ecoboost 125 cv: 23.989 €
Titanium – 1.5 TDCI 120 cv: 27.943 €
Vignale – 1.0 Ecoboost 125 cv: 27.317 €
Vignale – 1.5 Ecoboost 150 cv: 30.343 €
Vignale – 1.5 TDCI 120 cv: 31.396 €
Vignale 2.0 TDCI 150 cv: 38.026 €
Station Wagon
Trend – 1.0 EcoBoost 100 cv: 22.644 €
Trend – 1.5 EcoBoost 120 cv: 27.951 €
ST-Line – 1.0 EcoBoost 125 cv: 25.067 €
ST-Line - 1.5 TDCI 120 cv: 29.486 €
Titanium – 1.0 Ecoboost 125 cv: 24.904 €
Titanium – 1.5 TDCI 120 cv: 29.095 €
Vignale – 1.0 Ecoboost 125 cv: 28.243 €
Vignale – 1.5 Ecoboost 150 cv: 31.457 €
Vignale – 1.5 TDCI 120 cv: 32.663 €
Vignale - 2.0 TDCI 150 cv: 39.293 €