
















Após o "restyling" de que foi alvo na segunda metade do ano passado, o Peugeot 308 recebeu também a motorização Diesel 1.5 BlueHDI de 130 cv, concebido para substituir o 1.6 BlueHDI de 120 cv. Ficou, pois, um carro inteiramente rejuvenescido, pronto a aguentar mais uns anos na tremenda "guerra" do segmento médio convencional, isto é, dos familiares que ainda se vão aguentando no embate da crescente "moda SUV".
DESIGN. A carrinha 308 já estava entre as que se destacam pela harmonia das linhas em que, apesar da aparente simplicidade, o conjunto tinha um resultado de forte personalidade. Neste "facelift" de meio de carreira, as alterações foram mínimas (para-choques dianteiro que incorpora novos faróis de nevoeiro, ópticas dianteiras e grelha), mas o suficiente para dar uma imagem refrescada à carrinha francesa.
HABITÁCULO. No interior, a única novidade do "restyling" foi o novo ecrã táctil de 9,7’’ onde se comanda praticamente tudo e da mesma forma como se usa um "smartphone", deslizando o dedo para mudar de menus ou fazer desfilar, por exemplo, os postos de rádio, em vez de ser exclusivamente pelo toque. O ecrã até está bem colocado e permite que a consola do 308 fique com um ar muito "limpo" e agradável à vista, mas o lado funcional não é o melhor. Em especial a regulação da climatização, mas também a busca de um novo posto de rádio, são operações que introduzem factores de distração desnecessários à condução.
MOTOR. Este é um motor marcante para a Peugeot e o Grupo PSA, há longos anos entre os maiores fabricantes de propulsores Diesel no Mundo. Não só porque é um motor totalmente novo e feito já a pensar nas mais recentes e restritivas normas antipoluição mas, acima de tudo, porque (anunciou-o o próprio Grupo PSA) será o último propulsor Diesel concebido de raiz! Poderá haver novas versões deste bloco 1.5 HDI com outros níveis de potência, mas o grupo francês não projectará mais nenhum motor Diesel do zero! Sinal dos tempos, em que o futuro dos motores a gasóleo passa por amplo debate, com profunda fractura entre os que já os condenaram e os que continuam a acreditar no seu potencial (VW e Mercedes estão neste grupo).
AO VOLANTE. É precisamente ao volante que se centra a maior polémica em torno deste 308, porque a posição de condução, face à colocação do painel de instrumentos numa posição mais alta que o habitual, é alvo de opiniões contrárias: há quem goste de guiar com o volante mais baixo, ficando com os instrumentos mesmo por cima do aro, quase como se fosse um "head-up display" e aprove o conceito que só a Peugeot abraça; há quem prefira o volante um pouco mais alto e condene a ideia por ficar com o aro a tapar a instrumentação… Nós pertencemos ao primeiro grupo, mas as opiniões dividem-se.
Os consumos variam sempre com a forma como se carrega no pedal da direita, mas fazer os 3,8 l/100 km que são anunciados, sejamos francos, é praticamente impossível. No entanto, com uma condução normal, apenas com o cuidado de não fazer acelerações "disparatadas", é fácil fazer médias ligeiramente abaixo dos 5,5 l/100 km. O que, num depósito de 53 litros, significa autonomias de mais de 900 km!
A condução do 308 SW é estimulante – eis um perigo para manter os consumos controlados… – pois o carro francês terá um dos melhores chassis do segmento, com comportamento muito equilibrado em curva, sem que isso seja conseguido penalizando o conforto. Depois, aquele volante pequenote faz-nos sentir que estamos a guiar um "kart", transmitindo uma sensação mais concreta do que a direcção está a fazer.
Não, não estamos a dizer que o Peugeot 308 SW GT Line 1.5 BlueHDI tem um comportamento ou permite uma condução desportiva, nem é esse o seu propósito. Mas é um excelente familiar com um motor poupado e que pode proporcionar alguns momentos mais animados ao volante. Os 33.700 € desta variante não serão os mais atraentes (o 308 SW 1.5 BlueHDI começa nos 29.190 €), mas também compensam com o equipamento mais completo. No entanto, pode ainda reservar mais 430 € para a pintura metalizada, 450 € para o tecto panorâmico ou 400 € para a prática chave de acesso "mãos-livres". Ou ainda os "packs" Side Security (350 €) e Safety (400 €) que deixam o 308 muito mais protegido em relação ao trânsito que o rodeia.
FICHA TÉCNICA
MOTOR: 1.5 BLUEHDI
CILINDRADA: 1 499 CC
POTÊNCIA MÁXIMA: 131 CV / 3 750 RPM
BINÁRIO MÁXIMO: 300 NM / 1 750 RPM
VELOCIDADE MÁXIMA: 203 KM/H
0 A 100 KM/H: 10 S
CONSUMO MÉDIO ANUNCIADO: 3,8 L/100 KM
EMISSÕES DE CO2: 100 G/KM
PREÇO: 33.700 €
+ SUAVIDADE E POUPANÇA DO MOTOR
- UTILIZAÇÃO DO ECRÃ TÁCTIL