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As marcas coreanas estão com uma dinâmica como poucas outras se podem gaba de ter e, este ano, a Kia teve uma ofensiva de produto realmente impressionante: o Niro, o Optima (com versão híbrida "plug-in") e o Stinger.
DESIGN. O Kia Stonic distingue-se dos chamados "B Suv" por… não ser exactamente um, ficando-se a meio caminho entre a berlina e o SUV, o que lhe permite adoptar umas linhas menos "brutas" mas mais esguias e até com elementos de um certo dinamismo. A frente é o exemplo, com as várias entradas de ar – a de cima que é agora a "assinatura" da marca que a apelida, vá lá saber-se porquê, de "nariz de tigre" (estes "marketeers" são uns exagerados!) – e um "spoiler" muito mais de desportivo que de SUV.
A traseira sim, faz clara referência ao "mundo SUV", com as ópticas colocadas nuns "ombros musculados" e em posição elevada, complementando as cavas das rodas bem salientes. Aqui a forma venceu a função, pois esta imagem robusta da parte posterior resultou num óculo traseiro relativamente pequeno que limita um pouco a visibilidade. Felizmente que desde o nível de equipamento mais baixo (este carro é o EX, ainda há o TX) que já conta com competente câmara traseira (com linhas que indicam a trajectória do carro) para contornar o problema…
Habitáculo razoavelmente espaçoso, atendendo a que se trata de um automóvel compacto, estando as cotas interiores em valores medianos para o segmento. O mesmo se passa com a bagageira que se fica pelos 332 litros – um bom valor mas não referencial – e que pode chegar aos 1135 litros pelo rebatimento das costas dos bancos traseiros, na proporção 60:40.
A montagem é de muito boa qualidade, apesar de serem usados plásticos duros. E a apresentação geral do "tablier" prima pela simplicidade, com o ecrã de 7’’ a servir para comandar rádio, outros sistemas de som (entradas Aux e USB na consola) e o sistema de navegação. Além de ser compatível com o Apple Carplay ou o Android Auto para se "meterem lá dentro" os nossos "smartphones".
AO VOLANTE. Neste segmento, os motores a gasolina ainda são a opção mais racional, em especial estes mais recentes, de pequena capacidade, com um turbo a ajudar a atingir rendimentos muito interessantes: este 1.0 tem mais 10 cv que o 1.6 Diesel! É claro que, ao princípio, se estranha o ruído do tricilíndrico que podia estar mais bem disfarçado – Ford, Peugeot e Renault fazem-no na perfeição –, mas assim que nos apercebemos da sua genica, o som passa para… quinto plano!
Claro que andando em ritmos mais rápidos é virtualmente impossível chegar aos consumos baixos anunciados, neste aspecto os motores a gasolina ainda são mais sensíveis que os Diesel… Mas estamos a falar de 7,5 l/100 km a andar em ritmo despachado no trânsito citadino, já num paulatino passeio dominical, sem pressas e cumprindo as indicações que vão aparecendo no painel para trocar de mudança na altura certa esse valor baixa muito, para os 6 l/100 km.
Todavia, a há forma de tornar o Stonic verdadeiramente seguro, com um custo de 500 €, através do opcional de Assistência Avançada à Condução. Inclui travagem de emergência, manutenção do veículo na faixa de rodagem, alerta de fadiga do conduto e controlo automático dos máximos. São 500 € é verdade, mas por um excelente motivo e que podem ser usados aproveitando a magnífica campanha que a Kia está a levar a cabo até ao final deste ano, na venda do Stonic: um desconto de 3700 €, composto por um abatimento de 2500 € no preço, mais um outo de 1200 €, caso o cliente recorra a financiamento da marca. Isto deixa o Stonic com um preço… "de combate" para a autêntica "guerra" que se trava entre os "B SUV"!
Ficha técnica
Motor 1.0 T-GDI
Cilindrada (cc) 998 cc
Potência máxima (cv/rpm) 120/6 000
Binário máximo (Nm/rpm) 172/1 500 – 4 000
Velocidade máxima (km/h) 184
0 a 100 km/h (s) 10,3
Consumo médio (l/100 km) 5
Emissões de CO2 (g/km) 115
Preço (€) 21.502
Campanha até 31 de Dezembro (€) 17.802
+ PREÇO/EQUIPAMENTO. Com a campanha em vigor até ao final do ano, o Kia Stonic fica com um preço extremamente competitivo, oferecendo já muito equipamento e dando até margem para se gastarem os 500 € que custa o "pack" de ajudas à condução que aumentam a segurança!
- SOM E VISÃO. Não chega a ser irritante ou incómodo, mas há concorrentes da Kia que conseguem disfarçar muito melhor o som roufenho do motor três cilindros… E a visibilidade traseira é fraca, embora seja salva pela cêmara que já é de série logo no nível EX