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Ensaio

Guiámos a versão mais interessante do "SUV citadino", o Kia Stonic 1.0 T-GDI

16:31 - 04-11-2017
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As marcas coreanas estão com uma dinâmica como poucas outras se podem gaba de ter e, este ano, a Kia teve uma ofensiva de produto realmente impressionante: o Niro, o Optima (com versão híbrida "plug-in") e o Stinger.

A fechar o ano, a "cereja no topo do bolo" para a Kia, o ataque ao segmento do mercado que mais cresce, o dos "B SUV", com o Stonic. Modelo tão mais importante para a marca quanto, tradicionalmente, para as vendas da Kia os SUV sempre contribuíram com um peso mais importante do que o da média do mercado.

DESIGN. O Kia Stonic distingue-se dos chamados "B Suv" por… não ser exactamente um, ficando-se a meio caminho entre a berlina e o SUV, o que lhe permite adoptar umas linhas menos "brutas" mas mais esguias e até com elementos de um certo dinamismo. A frente é o exemplo, com as várias entradas de ar – a de cima que é agora a "assinatura" da marca que a apelida, vá lá saber-se porquê, de "nariz de tigre" (estes "marketeers" são uns exagerados!) – e um "spoiler" muito mais de desportivo que de SUV.

As rodas (de 17’’!) bem nos cantos dão a impressão de ser um carro extremamente compacto (mas tem 4,14 m de comprimento), enquanto o pilar C tem uma inclinação que é outro toque desportivo, E que fica particularmente saliente nas pinturas bitom (haverá vibte combinações possíveis) que só estarão disponíveis em 2018.

A traseira sim, faz clara referência ao "mundo SUV", com as ópticas colocadas nuns "ombros musculados" e em posição elevada, complementando as cavas das rodas bem salientes. Aqui a forma venceu a função, pois esta imagem robusta da parte posterior resultou num óculo traseiro relativamente pequeno que limita um pouco a visibilidade. Felizmente que desde o nível de equipamento mais baixo (este carro é o EX, ainda há o TX) que já conta com competente câmara traseira (com linhas que indicam a trajectória do carro) para contornar o problema…

HABITÁCULO. Uma das características que nos leva a dizer que este Stonic fica a meio caminho entre um automóvel do segmento B e um SUV é a sua posição de condução, com o volante mais inclinado, como encontramos nas berlinas, para uma utilização mais confortável. Contudo, propõe uma altura ao solo mais elevada que é o que faz a popularidade destes "crossovers" urbanos.

Habitáculo razoavelmente espaçoso, atendendo a que se trata de um automóvel compacto, estando as cotas interiores em valores medianos para o segmento. O mesmo se passa com a bagageira que se fica pelos 332 litros – um bom valor mas não referencial – e que pode chegar aos 1135 litros pelo rebatimento das costas dos bancos traseiros, na proporção 60:40.

A montagem é de muito boa qualidade, apesar de serem usados plásticos duros. E a apresentação geral do "tablier" prima pela simplicidade, com o ecrã de 7’’ a servir para comandar rádio, outros sistemas de som (entradas Aux e USB na consola) e o sistema de navegação. Além de ser compatível com o Apple Carplay ou o Android Auto para se "meterem lá dentro" os nossos "smartphones".

Os comandos são de utilização muito simples e todo o Stonic tem um funcionamento muito intuitivo e fácil. Servindo por isso também aquelas pessoas que apenas desejam um veículo que as transporte de A para B… Para os mais interessados em "design", o habitáculo poderá receber vivos em cor, em torno da consola, do ecrã/saídas de ventilação e com detalhes nos bancos.

AO VOLANTE.  Neste segmento, os motores a gasolina ainda são a opção mais racional, em especial estes mais recentes, de pequena capacidade, com um turbo a ajudar a atingir rendimentos muito interessantes: este 1.0 tem mais 10 cv que o 1.6 Diesel! É claro que, ao princípio, se estranha o ruído do tricilíndrico que podia estar mais bem disfarçado – Ford, Peugeot e Renault fazem-no na perfeição –, mas assim que nos apercebemos da sua genica, o som passa para… quinto plano!

Veja-se como os automóveis evoluíram neste último quarto de século… Antes, a barreira dos 10 s na aceleração dos 0 a 100 km/h definia o que era um carro que se podia considerar como desportivo, capaz de entrar no mundo dos GTI. Este Stonic com um pequenino motor de 998 cc consegue-o em 10,3 s! E, se mantivemos o pequeno motor acima das 2500 rpm tem sempre força para responde às solicitações, aproveitando também a boa caixa (macia e bem escalonada) de 6 velocidades.

Claro que andando em ritmos mais rápidos é virtualmente impossível chegar aos consumos baixos anunciados, neste aspecto os motores a gasolina ainda são mais sensíveis que os Diesel… Mas estamos a falar de 7,5 l/100 km a andar em ritmo despachado no trânsito citadino, já num paulatino passeio dominical, sem pressas e cumprindo as indicações que vão aparecendo no painel para trocar de mudança na altura certa esse valor baixa muito, para os 6 l/100 km.

O Kia Stonic revelou-se um carro confortável, apesar de ter um amortecimento seco para contrariar a natural tendência de um carro com maior altura ao solo em adornar. E, de facto, isso não se nota, passando bem em curva. Além disso, logo a partir do nível EX tem já um nível de equipamento bastante completo, com algumas ajudas à condução.

Todavia, a há forma de tornar o Stonic verdadeiramente seguro, com um custo de 500 €, através do opcional de Assistência Avançada à Condução. Inclui travagem de emergência, manutenção do veículo na faixa de rodagem, alerta de fadiga do conduto e controlo automático dos máximos. São 500 € é verdade, mas por um excelente motivo e que podem ser usados aproveitando a magnífica campanha que a Kia está a levar a cabo até ao final deste ano, na venda do Stonic: um desconto de 3700 €, composto por um abatimento de 2500 € no preço, mais um outo de 1200 €, caso o cliente recorra a financiamento da marca. Isto deixa o Stonic com um preço… "de combate" para a autêntica "guerra" que se trava entre os "B SUV"!

Ficha técnica

Motor 1.0 T-GDI 

Cilindrada (cc) 998 cc

Potência máxima (cv/rpm) 120/6 000 

Binário máximo (Nm/rpm) 172/1 500 – 4 000 

Velocidade máxima (km/h) 184 

0 a 100 km/h (s) 10,3 

Consumo médio (l/100 km) 5 

Emissões de CO2 (g/km) 115 

Preço (€) 21.502

Campanha até 31 de Dezembro (€) 17.802 

+ PREÇO/EQUIPAMENTO. Com a campanha em vigor até ao final do ano, o Kia Stonic fica com um preço extremamente competitivo, oferecendo já muito equipamento e dando até margem para se gastarem os 500 € que custa o "pack" de ajudas à condução que aumentam a segurança!

- SOM E VISÃO. Não chega a ser irritante ou incómodo, mas há concorrentes da Kia que conseguem disfarçar muito melhor o som roufenho do motor três cilindros… E a visibilidade traseira é fraca, embora seja salva pela cêmara que já é de série logo no nível EX

 

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