O Land Rover Defender já passou à história, mas continua bem vivo na memória e, em tempos de festejar os 70 anos da marca, a Jaguar/Land Rover (JLR) Classic criou uma série especial de 150 unidades equipadas com um motor 5.0 V8 de 405 cv.
O motor 5.0V8 com a potência "limitada" a 405 cv é um dos grandes cartões de visita desta 70th Edition, que pode chegar aos 100 km/h em menos de seis segundos e depois atingir os 171 km/h (limitados electronicamente). Mas não é a primeira vez que um Defender é equipado com um motor V8.
O Serie III de 1978 contou com um motor com esta arquitectura, mas era um 3.5 litros com apenas 90 cv, que voltou a ser utilizado em propostas que surgiram em 1983 e 1984 com potências de 113 e 135 cv. Para celebrar o 50º aniversário, a Land Rover criou em 1998 um modelo equipado com um V8 de 4.0 litros, que já debitava 190 cv.
DESIGN. Face aos modelos que foram produzidos até 2016, esta edição especial tem faróis "full Led", puxadores das portas em alumínio e jantes de 19 polegadas com desenho específico. O couro "Windsor" marca o interior, mesmo nas baquets Recaro dianteiras. Um ecrã central e a modernidade das propostas de info-entretenimento fazem a ponte entre o passado e o presente.
Tudo se passa depressa graças à rapidez da caixa automática ZF de oito velocidades. Os travões de disco de 335 mm à frente e 330 mm atrás garantem confiança, mas durante a nossa passagem pelo volante do monstro encontrámos a estrada molhada e até alguma neve. Não são as condições ideais para grandes aventuras com pneus 265/65 R18 de todo-o-terreno.
A suspensão sofreu uma evolução, mas não o suficiente para limitar o rolamento da carroçaria em curva, que provoca um comportamento sub-virador na abordagem das curvas. A direcção é tão precisa quanto possível num veículo que não esconde o peso dos anos. Andar depressa exige muita "mão de obra" e, quando é necessário contra-brecar, não há espaço suficiente entre o braço e a janela, e o cotovelo bate no vidro. Sempre foi assim com os Defender, só que os outros não andavam a estas velocidades…
EM CONCLUSÃO. Se olharmos para o Land Rover Defender 70th Edition de forma desapaixonada, é fácil dizer que nada faz sentido, desde o preço ao comportamento em estrada. Mas é muito, mas mesmo muito, fácil gostar deste modelo e é por isso que as 150 unidades previstas já estão todas reservadas.