A "nova" geração do Honda Civic surgiu há um ano, mas a oferta estava incompleta porque a marca não propunha qualquer opção diesel, mas ela aí está e chega a Portugal em Março, com a carroçaria hatchback de cinco portas, com um preço a partir de 27.300 €, um valor que fica a meio caminho das opções a gasolina 1.0 de 129 cv e 1.5 de 182 cv.
A GAMA. A Honda oferece duas propostas distintas: uma carroçaria de cinco portas e, mais tarde, uma opção mais clássica de quatro portas, para a qual ainda não há estimativa de preço. Em termos de equipamentos, tal como acontece com o 1.0 a gasolina, o 1.6 i-DTEC oferece três níveis: Confort, Elegance e Executive.
A Honda fala na intervenção ao nível das nas peças móveis, na camara de combustão, na sobrealimentação e escape, para já não falar da adopção de um novo catalisador com filtro de partículas da nova geração. Não poderia ser de outra forma quando todos os construtores estão obrigados a cumprir novas (e mais severas) normas na homologação da emissão de poluentes, gases de escape e ainda consumos "em condições reais de utilização".
AO VOLANTE. O primeiro facto positivo a destacar neste motor é a renuncia ao caminho mais fácil, que poderia ter condicionado o rendimento para reduzir emissões e baixar consumos, uma solução que geralmente é a mais habitual.
Quando se liga o motor a frio, é bem evidente que estamos em presença de um diesel – ouve-se e há pequenas vibrações que são perceptíveis. Mas a situação atenua-se rapidamente com o aumentar da temperatura.
O 1.6 i-DTEC tem acoplada uma caixa manual de seis velocidades, com um comando rápido e preciso, que permite um estilo de condução dinâmico. A resposta é pronta nos regimes intermédios, graças a um escalonamento correcto da transmissão. Gostamos desta, mas estamos muito curiosos quanto à nova caixa automática de nove velocidades, que deverá surgir lá mais para a frente…
Em termos de condução este Civic 1.6 i DTEC não faz uma grande diferença face às versões disponível no mercado com motores a gasolina. É tanto assim com posição de condução baixa, com o comando da regulação (manual) das costas do banco muito pouco práticos. Mas é possível conseguir uma posição ideal.
O centro de gravidade baixo, uma direcção sensível, sem ser demasiado pesada e um bom compromisso da suspensão em termos de conforto e comportamento dinâmico são bons argumentos.
Para já este motor diesel só vai estar disponível no hatchback de cinco portas, mas lá para Abril, a oferta será extensível à nova versão de quatro portas, que está a chegar a Portugal com motores a gasolina.FICHA TECNICA
Motor: 1.6 i DTEC
Cilindrada: 1.597 cc
Potência máxima: 120 cv/4.000 rpm
Binário máximo: 300 Nm/2.000 rpm
Velocidade máxima: 201 km/h
0 a 100 km/h: 9,8 s
Consumo médio: 3,5 – 3,4* l/100 km
Emissões de CO2: 93 – 91*
Preço desde: 27.300 €
(*) Sedan de quatro portas