O 370Z é o herdeiro de uma grande tradição de coupés desportivos, iniciada com o 240Z (1970-1973). O tempo passou mas o "Z" sobreviveu com várias formas e características até chegar aos dias de hoje quando se afirma como uma alternativa num segmento onde pontuam propostas como o
Audi TT, o
Jaguar F-Type ou o novo
Porsche 718 Cayman. Pode não ser o mais potente, mas é uma das melhores relações preço/performances...
Guiámos o Nissan 370Z NISMO
DESIGN. Com 4,41 metros de comprimento é compacto e os 2,55 de distância entre-eixos não condicionam um habitáculo para duas pessoas.
Face à versão base, a opção Nismo tem cavas de rodas mais largas e mais cuidados ao nível da aerodinâmica, patentes no volumoso spoiler anterior, na asa traseira que maximiza o apoio sobre o eixo posterior, no difusor traseiro (que permite escoar o ar que passa sob a carroçaria), para já não falar em pequenos detalhes como as saliências nas cavas das rodas para evitar a criação de turbulências. Os pneus 245/40 R19 montados em jantes de 19 polegadas e as duas enormes saídas de escape que fazem ecoar o ronco do motor marcam o estilo.
HABITÁCULO. No interior, o aspecto é claramente desportivo, marcado por excelentes bacquets Recaro, que fazem a ponte com o mundo da competição. O espaço é o que se exige para duas pessoas, mas não nos podemos esquecer que este modelo é um veterano do catálogo da Nissan. Os upgrades fazem esquecer a idade, mas o "mini" ecrã central está ultrapassado num mundo onde (infelizmente) os construtores falam mais de conectividade do que de performances.
A bagageira pode parecer ridícula, mas oferece mais espaço do que se imagina. É certo que nem toda a gente joga golfe, mas é possível transportar o saco e ainda sobra espaço para a roupa de um fim-de-semana...
A posição de condução merece aplausos. É fácil ajustar o banco e o nível do volante, permitindo ao condutor as melhores condições para "ir à luta", pois este 370Z exige muita "mão de obra"...
Guiámos o Nissan 370Z NISMO
MOTOR. A referência NISMO afirma a diferença neste coupé. O motor 3.7 V6 atmosférico não foi alterado, mas os 344 cv são "puros-sangue", capazes de potenciar as emoções de quem está atrás do volante, ao mesmo tempo que o ronco do escape surge como um potenciador da adrenalina.
AO VOLANTE. Ao fim dos primeiros quilómetros dá para perceber que este Nissan 370Z NISMO é uma aposta radical. Não é um "super-herói" como o GT-R (Godzilla), mas, como tem uma distância entre-eixos reduzida e amortecedores capazes de vincar o carácter desportivo, é duro e seco. Em Lisboa, onde a Câmara está mais interessada em criar separadores centrais do que em reparar o mau piso, guiar este Nissan equivale a fazer uma massagem ao esqueleto, tantos são os saltos e ressaltos, mas em estrada, com o acelerador a fundo, o desempenho da suspensão é brilhante, para sublinhar a estabilidade direccional.
A suspensão é pesada, mas permite sentir a estrada; a caixa manual de seis velocidades, bem escalonada para garantir o prazer da condução, é rápida e tem um sistema automático capaz de elevar a rotação nas reduções nos limites, para facilitar a engrenagem; e os travões são eficazes, mesmo quando a temperatura aumenta, apesar de não haver grandes alterações face ao modelo normal.
Por tudo isto, é fácil concluir que este é um brinquedo para gente crescida...
Ficha técnica
Motor: V6
Cilindrada: 3 696 cc
Potência máxima: 344 cv/7 400 rpm
Binário máximo: 371Nm/5 200 rpm
Velocidade máxima: 250 km/h
0 a 100 Km/h: 5,2 s
Consumo médio: 7,2 litros/100 km
Emissões de CO2: 248 g/km
Preço desde: 69 690 €
+ CARÁCTER. A imagem desportiva tem tudo a ver com o comportamento e as performances.
- IMAGEM. Caso se chamasse Porsche em vez de Nissan, não chegava para as encomendas...